Pular para o conteúdo
CULTURA

Último final de semana para assistir ao documentário “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”

Filme está disponível gratuitamente até o dia 30 de setembro, no site da produtora Embaúba Filmes e já foi assistido por 30 mil pessoas

da redação*
Uma mulher levanta um cartaz com os dizeres: Ocupa Tudo, é tudo nosso, Marielle e Anderson presentes!. Ao fundo, uma multidão.
Divulgação / Embaúba Filmes / Fabio Caffe

Ato na Cinelândia, em 15 de março de 2018.

Corra! Este é o último final de semana para assistir ao documentário “SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER”, dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano.  O filme teve sua estreia no feriado de 07 de setembro, e fica disponível online e gratuito no site da distribuidora www.embaubafilmes.com.br ou no canal youtube.com/embaubafilmes, até 30 de setembro.

No Rio de Janeiro em 14/03/2018, a vereadora Marielle Franco é brutalmente executada. Tristeza e indignação inundam os dias posteriores ao assassinato. Marielle era semente. Seus assassinos não imaginavam que seu legado se multiplicaria em novas forças políticas femininas, em sua maioria de mulheres pretas e periféricas como ela, que vieram em forma de organização política e anunciaram suas candidaturas aos cargos de deputada federal e estadual nas eleições de 2018. Houve um aumento de 93% em candidaturas autodeclaradas pretas em 2018.

O filme acompanha, escuta e revela algumas das mulheres pretas na política do Brasil que emergiram após o brutal assassinato de Marielle Franco. Em um país com a menor representação parlamentar feminina na América do Sul e com menos de 10% de cadeiras, existentes na câmara dos deputados, ocupadas por mulheres – responder politicamente ao assassinato de Marielle Franco significou candidatar-se a cargos de deputadas federal e estadual nas eleições de 2018, disputar o espaço da política institucional do qual Marielle foi brutalmente arrancada.

“SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER” foi rodado no Rio de Janeiro, durante o primeiro turno das eleições de 2018 no Brasil, acompanhando seis candidatas: Mônica Francisco,  Renata Souza, Talíria Petrone, Rose Cipriano, Tainá de Paula e Jaqueline Gomes e mostra como é o processo de construção dessas mulheres como figuras políticas, como driblam as dificuldades financeiras e trazem de volta às urnas eleitores desacreditados que desistiram do voto.

O longa foi feito com baixo orçamento, e sempre teve uma equipe majoritariamente feminina e com paridade entre mulheres brancas e pretas. Sua equipe técnica é formada por mulheres pretas na direção, roteiro, direção de fotografia e trilha sonora, o que garantiu a elas estar em posições de chefia e, mais que nada, que o olhar do filme fosse pelas perspectivas diversas dessas mulheres pretas, assim como as retratadas em frente às câmeras.

 

FICHA TÉCNICA:

Direção: Éthel Oliveira e Júlia Mariano
Produção Excutiva: Júlia Mariano |  Noix Cultura
Roteiro: Éthel Oliveira, Helena Dias, Júlia Mariano e Lumena Aleluia
Direção de Fotografia: Marina Alves
Direção de Arte: Julia Rocha
Coordenação de Produção: Helena Dias
Montagem: Mariana Penedo, edt.
Montagem Adicional: Gabriela Paschoal, edt.
Som direto: Anne Santos, Irla Franco e Vitória Parente
Edição de Som: Simone Alves
Trilha Sonora Original: Maíra Freitas
Mixagem: Daniela Pastote
Assistente de Produção Executiva: Júlia Araújo
Produção Brasília: Camilla Shinoda
Fotografia Adicional (Brasília): Carol Matias, David Alves
Som direto Adicional (Brasília): Juciele Fonseca
Distribuição: Embaúba Filmes
Distribuição de Impacto: Taturana Mobilização Social
Ano: 2020
País: Brasil
Gênero: Documentário
Duração: 100
Classificação: 14 anos

*A partir de texto e informações da assessoria de imprensa da Embaúba Filmes.

 

LEIA MAIS

O Levante das Sementes: o legado de Marielle Franco nas eleições municipais de 2020, de Monique Paulla