PSOL quer convocar Ricardo Salles para explicar descaso com queimadas no Pantanal
Publicado em: 15 de setembro de 2020
A grave situação das queimadas no Pantanal fez com que o PSOL apresentasse, na última sexta-feira (11), um requerimento de convocação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A bancada quer que Salles explique, em sessão virtual, as ações de proteção, fiscalização e combate aos incêndios na região.
Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade do Rio de Janeiro apontam que o fogo já atingiu cerca de 14,6% da área total do Pantanal, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o pior cenário dos últimos anos. A prática das queimadas como método de manejo de pastagens é um dos maiores inimigos do Pantanal, aliado ao período de seca.
O PSOL questiona sobre as ações do governo federal junto aos estados, além do efetivo, estrutura e recursos utilizados e a proteção dos povos e comunidades residentes na região pantaneira.
“À frente do Ministério, Salles precisa esclarecer a finalidade explícita de fragilizar a ação do Estado brasileiro na proteção ao meio ambiente e as consequências desta política diante das recorrentes crises ambientais no Brasil nos últimos anos”, ressaltam os psolistas no requerimento.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo