Pular para o conteúdo
MUNDO

Declaração conjunta dos comitês de solidariedade à República Bolivariana da Venezuela

BRASIL E VENEZUELA TÊM DE ENFRENTAR JUNTOS A PANDEMIA

Hoje a América Latina tornou-se o epicentro mundial da pandemia e está clara a necessidade de coordenar os esforços de enfrentamento do covid 19 na região. Uma pandemia desconhece fronteiras, crenças, nacionalidades, etnias, sexo, idade e não distingue ideologias, nem tendências políticas.

O Governo da República Bolivariana da Venezuela preocupado com a necessidade de estabelecer mecanismos de coordenação para combater pandemia com o Brasil enviou uma carta do presidente Nicolás Maduro a Jair Bolsonaro.

Essa mensagem, enviada no dia 07 de agosto e recebida pelo chanceler Ernesto Araújo, reitera a necessidade de “dar uma oportunidade à diplomacia, ao diálogo e ao entendimento” para coordenarem ações de combate à covid-19 entre os dois países que tem uma “extensa fronteira comum” marcada por “vínculos familiares, culturais, sociais e econômicos”.

Até a presente data o governo brasileiro não enviou qualquer tipo de confirmação de recebimento por parte do governo brasileiro ignorando essa iniciativa de entendimento para o combate a pandemia que propõe uma nova dinâmica de relacionamento bilateral integral, para o bem comum de nossos povos em um momento tão delicado para a humanidade.

Lamentamos que o governo brasileiro, mais uma vez, se recuse a cumprir a nossa constituição e o direito internacional que levantam a necessidade primordial de que o Brasil coopere com outras nações em situações de emergência.

Entendemos que a decisão de encerrar em meio à pandemia as atividades da Embaixada e dos consulados brasileiros na Venezuela e trazer de volta os funcionários que atuavam na representação diplomática foi uma atitude irresponsável que deixa as brasileiras e os brasileiros que vivem na Venezuela ou que viagem para esse país sem nenhuma proteção diplomática em meio à pandemia.

Ressaltamos que o governo Venezuelano mantém canais de comunicação até mesmo com os EUA que é responsável pelo cruel e desumano bloqueio financeiro e econômico a esse país irmão.

Conclamamos personalidades, as entidades, organizações políticas, movimentos populares e militantes internacionalistas que se mobilizem para exigir do governo brasileiro o respeito a constituição e o direito internacional e instamos ao governo brasileiro que assuma sua responsabilidade e abra os canais de comunicação com o Governo Venezuelano para a coordenação de esforços para o enfrentamento da pandemia.

Viva a Unidade dos Povos Latino Americanos!
Viva a Solidariedade e Autodeterminação dos Povos!

Brasil, 25 de agosto de 2020

ASSINAM

Comitê anti-imperialista General Abreu e Lima

Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela

Comitê Cabano Bolivariano de Solidariedade à Venezuela

Comitê Cearense de Solidariedade à Venezuela

Comitê de Solidariedade à Revolução Bolivariana RJ

Comitê de Solidariedade aos Povos e Pelo Socialismo no Ceará

Comitê Gaúcho em Solidariedade ao Povo Venezuelano

Comitê Mineiro de Solidariedade a Revolução Bolivariana

Comitê pela Paz e Autodeterminação do Povo Venezuelano PR

Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz

Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro ACMJ-RJ

Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Norte– ACJM-RN

Movimento Capixaba de Solidariedade a Cuba – ES

Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba – SP

Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul– ACJM-RS

Núcleo de Estudos Cubanos (NESCUBA) – UNB – DF

Associação Cultural José Martí da Bahia– ACJM-BA

Centro Cultural Manoel Lisboa – PE

Central dos Movimentos Populares – DF