Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Grito dos excluídos marca sete de setembro, em Recife

Severino Nascimento (Faustão), de Recife, PE

Movimentos sociais, partidos e centrais sindicais marcaram o tradicional Grito dos Excluídos, no sete de setembro, com uma passeata pelo Centro do Recife. A concentração iniciou pela manhã, no Parque 13 de Maio. Às 10h, saiu em caminhada até a Praça do Carmo. Participaram cerca de mil pessoas.

Destacou-se a coluna do MUST (Movimento Urbano dos Trabalhadores Sem Teto), com uma coluna de quase cem companheiros e companheiras. Também marcaram presença o MST, MTST, militantes do PSOL, PT, PC do B, CUT, CTB, Conlutas e Movimentos feministas, de negros e LGBTs.

O MUST hoje lidera duas importantes ocupações no Recife, Tijolinhos, com 200 famílias e Caxangá, com 70 famílias. Recentemente, alcançou uma importante vitória, ao conquistar dezenas de moradias do Governo Estadual.

Apesar de ter sido um ato aquém das possibilidades, “foi muito importante para marcar uma posição e que possamos ampliar a luta em defesa das liberdades e direitos democráticos, pelas reivindicações dos movimentos sociais e contra o governo genocida de Bolsonaro”, declarou Carlos Pantaleão, da Coordenação do MUST.

A luta vai continuar!

 

*Severino Nascimento é da Executiva do PSOL PE, da Coordenação do MUST e dirigente da Resistência PSOL PE.