Consulta à comunidade acadêmica da UFPR precisa ser respeitada: #RetiraHorácioeAnaPaula
Publicado em: 4 de setembro de 2020
Na maior consulta da história da Universidade Federal do Paraná, a comunidade acadêmica escolheu: o Reitor e a Vice-reitora continuarão sendo os professores Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Bolzon – resultado referendado nas urnas por uma inquestionável maioria (84%).
Esta vontade fica ainda mais evidente quando analisamos a preferência por categoria. Os números não mentem: a chapa 2 obteve a maioria dos votos entre os técnicos(as), 77%; entre os docentes, 83%; e também entre os estudantes, 95%.
Há mais de 30 anos as entidades representativas dos técnicos(as), docentes e estudantes organizam a consulta. Todos(as) os(as) candidatos(as) perdedores(as) respeitaram os votos da comunidade acadêmica e retiram os seus nomes. Infelizmente, não é o que estamos vendo neste ano.
Tanto o professor Horácio Tertuliano, quanto a professora Ana Paula Cherobim, sem razão, já vinham questionando o processo democrático antes mesmo que ele acontecesse. Durante a consulta suas candidaturas tiveram representação na Comissão Paritária de Consulta (CPC), fiscalizaram o processo e muitas de suas reivindicações foram incorporadas. Agora, só depois que sofreram uma derrota, fazem de tudo para impugná-la.
É preciso respeitar a tradição democrática da UFPR, conquistada com muita luta. Os professores Horácio Tertuliano e Ana Paula Cherobim precisam respeitar a vontade da comunidade acadêmica e seguirem o exemplo de inúmeros e inúmeras candidatas(os) que perderam os processos eleitorais. Retirem seus nomes Horácio e Ana Paula.
O Sinditest se somará as demais entidades representativas numa luta em defesa da democracia, e exigirá que a vontade da comunidade acadêmica seja respeitada.
Não aceitaremos interventores na UFPR
#RetiraHorácioeAnaPaula
#HorácioeAnaPaulaRespeitemaDemocracia
#Nãoaceitaremosinterventores
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo