Pular para o conteúdo
Especiais

Marília Arraes, pré-candidata à prefeita do Recife pela Frente de Esquerda (PT-PSOL), visita ocupação do MUST

Severino Faustão, da Executiva do PSOL/PE, e Carlos Pantaleão, da Coordenação do MUST
Divulgação / MUST

Pantaleão, coordenador do MUST, apresentando a Deputada Federal Marilia Arraes, A Deputada Estadual Jô do PSOL, Bil Presidente do PSOL PE, e Faustão, da Execuyiva do PSOL.

“Miserável país aquele que não tem heróis. Miserável país aquele que precisa de heróis.”
(Bertolt Brecht) 

No último sábado, 29 de agosto, cerca de 200 famílias da ocupação Tijolinhos que é dirigida pelo MUST (Movimento Urbano dos Sem Teto) em Recife, recebeu a visita da Deputada Federal pelo PT, Marília Arraes. Na oportunidade o MUST apresentou a pré-candidata à Prefeita da Cidade do Recife na aliança com o PSOL, que seja incorporado no seu programa de governo, um plano de construção de moradia popular para os que não têm casa para morar, vamos estar vigilante em defesa das reivindicações do povo. 

Esta atividade que também contou com a presença do presidente estadual do PSOL Bil e da Deputada Estadual PSOL Jô, foi muito importante, pois incorpora na pauta desta campanha o comprometimento com a questão da luta por moradia, junto a principal ocupação da hoje na cidade do Recife.

O Recife tem um déficit habitacional de mais de 70 mil moradias, além das mais de centenas de moradias precárias nos morros e bairros populares. Em pleno século XXI, milhares de pessoas são obrigada a viver em palafitas, debaixo de viadutos e em áreas de risco. 

A luta por moradia não tem sido fácil e os gestores públicos têm tratado o tema com desdém e criando enormes dificuldades para atender as legítimas reivindicações do povo trabalhador. O fato é que os governos não têm priorizado este tema como deveriam, aumentando também o número de moradores de rua nos grandes centros urbanos. O programa criado na gestão do ex-presidente Lula, o “Minha casa minha vida”, tinha limitações, mas foi um olhar diferenciado para os mais pobres da população. Hoje esse programa foi praticamente extinto pelo o governo Bolsonaro. 

O MUST dirige outra ocupação com 70 famílias no bairro da Caxangá em Recife, denominada Ocupação Icauã Rodrigues, que já dura 3 anos e obteve importantes vitórias jurídicas sobre a posse do terreno. O movimento tem feito um combate árduo diuturnamente na luta por moradia para as famílias  trabalhadoras que vivem nas mais degradadas situações na cidade do Recife e Região Metropolitana. Os governos do PSB, tanto no Estado quanto na Prefeitura, tem investido de forma pífia na política habitacional para atender a demanda existente. É um descaso e total falta de respeito para com as famílias que ficam a mercê da própria sorte, já que o poder público nada faz e não apresenta nem uma alternativa, tratando a questão sempre de forma paliativa. 

No Brasil, segundo uma pesquisa realizada em 2019 pela FGV, o déficit habitacional é de 8 milhões de moradias e este ano não foi possível atualizar os dados devido à pandemia. Neste momento onde vamos entrar no processo eleitoral, este programa de política habitacional para a classe trabalhadoras deve ser uma prioridade de todas candidaturas de esquerda, precisamos deixar claro para nossos candidatos que esta precisa ser colocada na ordem do dia. Assim, estamos dialogando com as candidaturas da Frente de Esquerda do PT/PSOL na linha do acolhimento da nossa bandeira, ou seja, casa para quem de fato precisa, sobre tudo nesse momento de crise sanitária, onde milhares de pessoas perderam seus empregos e a pouca renda que conseguem não alcança para pagar um aluguel, por mais baixo que seja o valor. 

O MUST há 20 anos vem lutando com essa pauta, onde já fizemos várias ocupações obtendo muitas vitórias. Continuamos organizando os excluídos pelo sistema capitalista e seus algozes para mais uma luta, em defesa incondicional por moradia digna, tirando as famílias do relento das ruas. 

O dinheiro existe o que falta é vontade política para atender o pleito do povo trabalhador. Continuemos na luta firme e sem medo de ser feliz, não existe vitória sem luta. No último período com o governo Bolsonaro, quem mais sofreu ataques e perdas de direito foram os trabalhadores e trabalhadoras, sem falar nos cortes de investimentos nas áreas sociais prejudicando milhares de pessoas. 

Essa é a linha de Bolsonaro e Paulo Guedes, cortar dos que não tem para ajudar seus amigos banqueiros para poderem manter a sua margem de lucro. Vejamos os balanços do Bradesco, Itaú, Santander, BTG dentre outros. Isso nos mostra a necessidade clara da luta por Fora Bolsonaro e toda sua equipe, pois não dá mais para suportar as atrocidades deste fascista e seus lacaios. Por isso, que é mais que necessário a unidade da esquerda neste momento, para poder defender os interesses imediatos e históricos dos explorados e oprimidos. Na nossa modesta opinião, a campanha da Frente de Esquerda PT-PSOL começa muito bem em Recife!