Pular para o conteúdo
Especiais

PSOL escolhe Guilherme Boulos e Luiza Erundina para disputarem a prefeitura de São Paulo

da redação

Neste final de semana o PSOL realizou prévias municipais para escolha de suas candidaturas às prefeituras em diversas cidades. Em São Paulo (SP), a disputa se deu entre importantes figuras políticas do partido: Guilherme Boulos, com Luiza Erundina vice; Sâmia Bonfim, com Alexya Salvador vice; e Carlos Giannazi, com Sandra Ramalhoso vice.

Encerradas as apurações, Boulos e Erundina venceram o pleito com 61% dos 2.419 votos. Sâmia e Alexya ficaram com 32% e Giannazi e Sandra 6%.

Segundo a professora Silvia Ferraro, militante do PSOL em São Paulo, o partido deu um show de democracia! “Vamos derrotar a direita e o PSDB, fazer fazer uma revolução solidária e transformar São Paulo na capital da resistência”, afirmou, no Twitter. Em pesquisa de opinião, Boulos chegou a atingir o terceiro lugar, com 11% das intenções de voto.

Guilherme Boulos é dirigente de um dos maiores e mais dinâmicos movimentos sociais da América Latina, o MTST, e foi candidato a Presidência da República pelo PSOL, com Sonia Guajajara. Sua vice, Luiza Erundina, é militante histórica da esquerda brasileira e foi prefeita de São Paulo nos anos 1990, ficando conhecida por marcos progressistas de sua gestão, inclusive pela nomeação de Paulo Freire para Secretário de Educação do município.

O calendário das eleições foi alterado em função da pandemia. O primeiro turno foi agendado para 15 de novembro e o segundo turno para 29 de novembro.