Pular para o conteúdo
BRASIL

Felipe Demier lança o livro Crônicas de Dias Desleais: Ultraneoliberalismo, Neofascismo e Pandemia no Brasil

O historiador, professor da UERJ e colunista do EOL publica nova coletânea de textos, com reflexões sobre a conjuntura, neofascismo e a pandemia. E-book está em promoção de lançamento. Leia abaixo o texto de apresentação, assinado pela jornalista do EOL, Carol Burgos.

Carol Burgos, da redação
Reprodução

“Melancolia (1894), de Edvard Munch

Em tempos de crise sanitária, política e econômica sem precedentes, quando carecemos ainda mais de entender o tempo em que vivemos, Felipe Demier traz reflexões fundamentais sobre a atualidade, em especial a partir da conjuntura brasileira. Por meio de seus escritos, voltamos ao final de 2019 e chegamos até a luta por salvar vidas. 

Os temas surgem em forma de crônicas, publicadas no calor dos acontecimentos. O que dá a unicidade é o perpassar pelos textos, que trazem a sensação de viver “cem mil anos em um”. A densidade aparece na tradução de conceitos e debates dos mais atuais no marxismo, a partir de reflexões sobre direitos básicos, burguesia, fascismo, classe trabalhadora e juventude periférica, democracia, indústria cultural, esquerda, o durante e pós-pandemia, entre outras, que exigem consistências teórica e de análise.

No livro, temas complexos são introduzidos à luz das últimas movimentações das placas tectônicas da vida política e social, dos episódios cotidianos e, sem dúvida, presentes na memória recente dos leitores. Juntos, se transformam em um resgate analítico de um período único na História.

Analisar “a quente” a realidade não é algo fácil, mas, além de responder à altura, Demier parece fazer um convite. O leitor poderá somar-se à reflexão. “Vai passar, mas e depois?” Resgatar e refletir a História recente de forma contra-hegemônica e fazer História no nível das tarefas e importância dos de baixo. Em dias desleais, intensificados pelo neoliberalismo e por um governo neofascista no Brasil, quando “salvar as vidas” não parece óbvio, a obra e o que ela aponta ganham ainda mais importância. 

 


E-BOOK

Crônicas de Dias Desleais: Ultraneoliberalismo, Neofascismo e Pandemia no Brasil
(Promoção: R$ 9,90)

LEIA MAIS

Conheça a coluna de Felipe Demier no EOL