Felipe Demier lança o livro Crônicas de Dias Desleais: Ultraneoliberalismo, Neofascismo e Pandemia no Brasil

O historiador, professor da UERJ e colunista do EOL publica nova coletânea de textos, com reflexões sobre a conjuntura, neofascismo e a pandemia. E-book está em promoção de lançamento. Leia abaixo o texto de apresentação, assinado pela jornalista do EOL, Carol Burgos.


Publicado em: 16 de julho de 2020

Brasil

Carol Burgos, da redação

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Carol Burgos, da redação

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Em tempos de crise sanitária, política e econômica sem precedentes, quando carecemos ainda mais de entender o tempo em que vivemos, Felipe Demier traz reflexões fundamentais sobre a atualidade, em especial a partir da conjuntura brasileira. Por meio de seus escritos, voltamos ao final de 2019 e chegamos até a luta por salvar vidas. 

Os temas surgem em forma de crônicas, publicadas no calor dos acontecimentos. O que dá a unicidade é o perpassar pelos textos, que trazem a sensação de viver “cem mil anos em um”. A densidade aparece na tradução de conceitos e debates dos mais atuais no marxismo, a partir de reflexões sobre direitos básicos, burguesia, fascismo, classe trabalhadora e juventude periférica, democracia, indústria cultural, esquerda, o durante e pós-pandemia, entre outras, que exigem consistências teórica e de análise.

No livro, temas complexos são introduzidos à luz das últimas movimentações das placas tectônicas da vida política e social, dos episódios cotidianos e, sem dúvida, presentes na memória recente dos leitores. Juntos, se transformam em um resgate analítico de um período único na História.

Analisar “a quente” a realidade não é algo fácil, mas, além de responder à altura, Demier parece fazer um convite. O leitor poderá somar-se à reflexão. “Vai passar, mas e depois?” Resgatar e refletir a História recente de forma contra-hegemônica e fazer História no nível das tarefas e importância dos de baixo. Em dias desleais, intensificados pelo neoliberalismo e por um governo neofascista no Brasil, quando “salvar as vidas” não parece óbvio, a obra e o que ela aponta ganham ainda mais importância. 

 


E-BOOK

Crônicas de Dias Desleais: Ultraneoliberalismo, Neofascismo e Pandemia no Brasil
(Promoção: R$ 9,90)

LEIA MAIS

Conheça a coluna de Felipe Demier no EOL


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição