Pular para o conteúdo
BRASIL

Nota de pesar e solidariedade: Maristela, Presente!

Resistência/PSOL

Maristela em 2013, em atividade da Educação no Clube Municipal

É com tamanha tristeza que recebemos a notícia do falecimento da MARISTELA D’ÁVILA DE ABREU, professora, militante marxista e uma grande amiga de muitos de nossas fileiras. Militante da educação, do PSTU, foi diretora do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais do Rio de Janeiro) e da Regional 4 (Núcleo regional do SEPE), onde organizou inúmeras lutas e construiu fortes amizades.

Impossível não reconhecer na Maristela uma “pequena notável”. De corpo diminuto, tinha uma disposição que a agigantava diante da defesa dos ideais que acreditava! E Maristela acreditava no socialismo!

Uma grande educadora, Maristela atuava em áreas da educação básica onde a violência de Estado chegava de forma mais ferrenha, onde o racismo estrutural evidenciava as condições mais precarizadas dos filhos de nossa classe. Mas ela nunca desistiu de lecionar, de lutar por uma educação de qualidade para os filhos da classe trabalhadora e por condições dignas de trabalho e assalariamento para os seus pares. Isso fez da Maristela não só uma grande lutadora da educação, mas dá o tom de sua defesa por uma sociedade sem explorados e oprimidos!

Com tudo isso, toda sua força, não podemos deixar de lembrar de sua generosidade, sua empatia, seu desejo de vida que a fazia uma mulher rodeada de amigos, festeira e alegre! De uma docilidade impar, construiu afetos com os que tiveram a possibilidade do convívio, deixando a difícil tarefa para nós, dessa despedida. Sabemos que a sua lembrança extrapola fronteiras partidárias e somos gratos por aqueles que nos ensinam que podemos lutar e construir afetos!

Nós da Resistência/PSOL vimos através desta nota, com toda tristeza da perda mas com a convicção da força da Maristela, nos solidarizarmos com os seus familiares, camaradas e amigos!

Maristela D’Ávila Abreu, presente!

Até o Socialismo!

Marcado como:
pstu