Vem aí a Live Solidária Pegada Preta com o grupo Bicho Solto


Publicado em: 2 de julho de 2020

Brasil

Da redação, de Porto Alegre, RS

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Da redação, de Porto Alegre, RS

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

No próximo sábado, dia 4/7, vai rolar a live solidária “Pegada Preta” com o grupo de samba “Bicho Solto”. O objetivo do evento é dar continuidade ao movimento cultural Pegada Preta, fortalecer as ações de solidariedade do movimento Nós por Nós e discutir política, cultura e saúde da população negra.  

O Pegada Preta é um movimento político cultural que ocorre há anos na cidade de Porto Alegre, especialmente no bairro Rubem Berta. Voltado às questões do povo preto, das comunidades periféricas e principalmente da cultura, o Pegada Preta agora vai acontecer virtualmente em razão da pandemia e as necessárias medidas de distanciamento social. 

Por sua vez, o Nós por Nós é um movimento de solidariedade que desde o início da pandemia vem organizando uma campanha de arrecadação de recursos e distribuição de kits de alimentos e materiais de higiene para a população da capital gaúcha desamparada pelo Estado. O projeto já arrecadou cerca de 30 mil reais e distribuiu 500 kits com cestas básicas, material de higiene e máscaras em 8 comunidades de Porto Alegre. A ação social também já forneceu 800 refeições através do projeto Marmita Solidária e foi um dos projetos escolhidos pelo POA150 Fotos para receber recursos desta campanha de arrecadação.

Estrela do evento, o grupo Bicho Solto protagonizará uma roda de samba, resgatando a tradição do samba gaúcho e produzindo conteúdo cultural de qualidade e acessível para a população. 

O evento conta ainda com a elevada produção da TV Nação Preta, e o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do RS (SINDPPD/RS), que gentilmente cedeu o espaço, e de diversos ativistas e movimentos sociais que ajudaram de várias formas. É afinal um evento construído com muitas mãos, na coletividade que deve ser. 

Além do samba de qualidade do Grupo Bicho Solto, o evento contará com a participação de muitas lideranças e estudiosos negros da universidade e dos movimentos sociais e culturais. Para falar de cultura negra em tempos de pandemia, o evento terá a participação de Iara Deodoro do Afrosul Odomodê e Lilian Rocha do Sopapo Poético. Para animar o tema “mulheres negras na cena” teremos a emergente rapper Cristal e a atriz Vera Lopes. Caberá às duas jovens lideranças Winnie Bueno e Rafa Rafuagi abordar a revolta negra no mundo. Já para pensar a Covid-19 e a saúde da população negra, o Pegada Preta trará a participação da psicóloga Mara Gomes e a sanitarista Daiana Santos. E para fechar o quadro de convidados, Reginete Bispo, suplente do senador Paulo Paim (PT), e Márcio Chagas, ex árbitro de futebol e pré candidato a vice-prefeito pelo PSOL em Porto Alegre, falarão sobre a participação do negro na política. 

Nessa edição do Pegada Preta, vai rolar link para arrecadação financeira e fortalecimento da campanha de solidariedade. Participe, contribua, ajude a divulgar, vai ser lindo. Será um momento cultural especial de Porto Alegre (RS). 

Serviço:

Data: 4/7, a partir das 15h. 

Local: Canal do Youtube da Tv Nação Preta

Maiores informações: Matheus Gomes do Pegada Preta, (51) 99317-9807, e Gabriela da Tv Nação Preta (51) 99272-4484.


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição