Pular para o conteúdo
BRASIL

Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital, da Faculdade de Direito da USP, expressa apoio à greve dos trabalhadores por aplicativos

A greve de hoje (1) dos entregadores e demais trabalhadores por aplicativos é, seguramente, o movimento social mais importante no Brasil dos últimos anos. Lembremos que estamos falando de mais de 4 milhões de pessoas que aderiram ao movimento de maneira praticamente integral, pleiteando reconhecimento concreto da importância do serviço que prestam por meio da melhoria das suas condições de trabalho.

É preciso reconhecer, inclusive, que esses trabalhadores, além de salvarem vidas, estão segurando um pouco o colapso da economia, sobretudo em razão de a política de Estado de enfrentamento à pandemia ter sido meramente recessiva, gerando redução drástica de salários a 11,7 milhões de trabalhadores e conduzindo 1,4 milhões de pessoas ao desemprego, o que só tem servido para aumentar ainda mais a crise.

A sociedade em geral, também, se vê sufocada pelo medo, pela desesperança e pelas reiteradas ameaças de retrocessos não só econômicos e sociais, mas também políticos, até porque tudo se interliga de algum modo.

Neste contexto, a manifestação dos entregadores significa uma forma de oxigenação democrática e humana e só pelo fato de existir se reveste de intensa relevância para toda a sociedade, até por representar, também, uma forma de reverter o processo de generalização das formas precárias de exploração do trabalho.

Por esses motivos, o Grupo de Trabalho Pesquisa e Capital, da Faculdade de Direito da USP, expressa seu integral apoio à greve dos trabalhadores por aplicativos.

São Paulo, 1º de julho de 2020.