Pular para o conteúdo
BRASIL

Metroviários de BH entrarão em greve a partir desta quarta-feira

Alexandre Zambelli, de Belo Horizonte, MG
Pablo Henrique

O avanço da pandemia do novo coronavírus em todo o país, em especial em Minas Gerais, aliado a tentativas sem sucesso da categoria de metroferroviários junto a direção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de adotar medidas pra mitigar os efeitos sobre os trabalhadores e a população que utiliza o serviço, fez com que a mesma decidisse entrar em greve. A greve começará nesta quarta-feira (24/06/2020), com funcionamento do serviço em escala mínima.

O SINDIMETRO-MG tentou todas de todas as formas negociar com a direção da CBTU uma escala de trabalho que não expusesse tanto os empregados do sistema em Belo Horizonte/MG que estão trabalhando durante esse período de pandemia. Escala esta que já havia sido adotada pela empresa até o dia 24/05, quando esta resolveu alterar de forma unilateral.

A alteração desta escala prejudica todo o trabalho de limpeza e sanitização dos ambientes dos trens, expondo ainda mais os usuários do serviço. Ainda há o claro prejuízo para os trabalhadores do setor, pois antes havia uma menor exposição seja pelo tempo menor como pela diminuição das aglomerações, o que já bem sabemos que são fatores cruciais para diminuir a transmissão do vírus. Num momento de avanço do mesmo, onde o país ocupa segundo lugar mundial entre número de casos e mortos, é de extrema irresponsabilidade o relaxamento das medidas de distanciamento social. Para o transporte metroferroviário em si, a manutenção dessa nova escala mais ampla pode contribuir para um colapso do sistema, pois além de todos os motivos já apresentados, há ainda dois casos confirmados na categoria, além de vários suspeitos com afastamento do trabalho.

Consideramos o serviço de transporte algo fundamental pra garantir o apoio a população neste momento difícil. Porém o mesmo não pode servir ao efeito contrário, de aumentar os riscos de transmissão. E com o risco de colapso no sistema de internação em Minas Gerais já projetado para esta semana, precisamos atuar para nos proteger. Por isso a solidariedade à categoria dos metroferroviários, neste momento, é fundamental.