Uma gigante tombou hoje. A luta revolucionária, feminista, sindical, antifascista e em defesa da educação pública brasileira perdeu a companheira Fátima. Essa foto foi tirada durante a formação sobre Feminismo para os 99% que dei, a convite dela, para a militância de Ribeirão Preto.
A mesa foi carinhosamente preparada com uma toalha roxa e uma florzinha, que me lembrou a sala dos professores, espaço que conhecemos tão bem. Atrás, a bandeira da corrente política que militamos, a Resistência, e nosso partido, o PSOL, compõe junto ao estandarte #elenao do @miranopontobordado_mc, que nos mostra que bordar é também um ato político.
Ao chegar, Fátima nos levou para comer picanha e contou que sabia tudo sobre a gente: que havíamos nos casado recentemente, estávamos grávidos e fazíamos aniversário naquela semana – uma mulher que militou contra a ditadura sempre sabe de tudo.
Ao final, ganhamos de presente um lindo bordado de cacto, que hoje decora o quartinho do Leo, e um bolo pra comemorar. Cantamos parabéns junto a camaradas tão valorosas e voltei com o coração cheio de alegria. É assim que lembrarei pra sempre de ti, camarada.
Fátima, como essa fortaleza, essa rocha, essa fonte inabalável de sabedoria! Camarada Fátima, presente, hoje e sempre!!!
Comentários