Pular para o conteúdo
BRASIL

Mais do que nunca, o PSOL deve apresentar uma alternativa na eleição do Rio de Janeiro

Ivan Martins, do Rio de Janeiro, RJ
Sagaz

O Rio de Janeiro, cidade que serviu de nascedouro da triste confluência de banditismo, reacionarismo e parasitismo condensados no bolsonarismo, vive hoje o momento mais agudo de uma profunda e prolongada crise social, que se arrasta há pelo menos meia década. Assolada pela pandemia do COVID-19, que já vitimou mais de cinco mil cariocas, pelo desemprego e pela recessão, a cidade também se encontra em plena escalada de letalidade policial voltada contra sua população negra e periférica, resultante de décadas de construção de uma política de segurança pública exterminista e agravada por um perigosíssimo descolamento, ideologicamente fomentado, das forças de segurança frente ao comando formal. Mais e mais, polícia e milícia se confundem enquanto projeto de ganho econômico e controle político armado. O prefeito Marcelo Crivella, aliado da família Bolsonaro, alterna entre o abandono de qualquer tentativa de gestão e o uso aberto da máquina pública como instrumento na promoção dos próprios interesses teocrático-empresariais.

Esta situação não se deu de repente, mas é fruto de uma longa hegemonia na cidade de um projeto de desenvolvimento ultra-excludente, que buscou tornar viável o acúmulo e reprodução de uma enorme massa de lucros alicerçado na oferta abundante de trabalho barato e descartável. Uma cidade, portanto, cujo projeto é a gestão permanente e violenta do apartheid social, da exclusão organizada de uma maioria desprovida concretamente de direitos. A atual predominância da extrema-direita emerge diretamente de um estado de coisas há muitos anos gestado por sucessivas gestões neoliberais, cujos gestores, como Eduardo Paes, ainda hoje se apresentam como alternativa “civilizada” e “eficiente” à baderna escancarada que marca os governos de Crivella e Bolsonaro.

É neste cenário difícil que nos aproximamos de um ciclo eleitoral, o primeiro desde a posse de Jair Bolsonaro como presidente. Estas eleições, portanto, tendem a ganhar contornos nacionalizados, que evidenciam a conexão entre o plano político local e nacional. Assim, é natural, para aqueles que buscam derrotar o projeto neofascista de Bolsonaro, que este tema seja central na conformação da tática eleitoral. A bandeira do antifascismo exige pensar no somatório de forças que possa resistir ao avanço da extrema-direita e barrar o seu progresso. Maior referência de esquerda na cidade e no estado, é também natural que caiba ao PSOL a maior responsabilidade em garantir que as eleições municipais no Rio de Janeiro sirvam de momento de aglutinação de forças e de enfrentamento, capaz de impor uma derrota política à extrema-direita de Crivella e Bolsonaro.

A candidatura de Marcelo Freixo dava a esta tarefa uma expressão muito concreta. À credibilidade de Freixo e do PSOL, construídas na defesa coerente dos direitos das maiorias sociais oprimidas e na independência política em detrimento de acordos fisiológicos, somaria-se o importante peso social de partidos como o PT, UP e PCB, com a potencial adesão do PC do B. A construção desta frente de esquerda, entretanto, se torna menos provável com a retirada da pré-candidatura de Marcelo Freixo. Nos aproximamos de um cenário de múltiplas candidaturas de esquerda e de centro-esquerda, que disputarão entre si, aumentando o espaço político das alternativas da direita tradicional e reacionária.

Dentro desse cenário mais difícil, cresce também a pressão para que se reverta o cenário de pulverização da esquerda e se assegure um acordo que garanta uma expressão eleitoral comum para todos os que fazem oposição ao bolsonarismo. Esta pressão, entretanto, esbarra num problema fundamental: não há frente política que não esteja fundada num programa e numa estratégia de enfrentamento ao inimigo comum. Este marco programático, ainda que marcado mais pelo que rejeita do que pelo que propõe e portador de contradições inevitáveis, determina o caráter e a composição da unidade que é necessário construir.

No centro do problema se coloca a questão de como orientar o enfrentamento a Bolsonaro, e neste plano, há uma diferença fundamental de entendimento que já está colocada. Por um lado, há aqueles que crêem que só é possível derrotar Bolsonaro por uma aliança com a direita tradicional, que isole e desidrate o governo, até que sua permanência se torne inviável. Uma estratégia, portanto, que propõe uma unidade de centro, que comporte soluções de compromisso com setores egressos da direita tradicional. Por outro lado, há aqueles que consideram que a derrota de Bolsonaro só pode acontecer pela conversão da insatisfação social em força de mobilização multitudinária, movida pela recusa do projeto neofascista como um todo, inclusive do seu alicerce econômico espoliador. Esta estratégia só pode se apoiar numa frente de esquerda. Embora esta diferença não impeça, de modo nenhum, a cooperação em iniciativas concretas de oposição ao governo, implica em escolhas que são até certo grau auto-excludentes. Quão mais à direita se coloca o limiar entre bolsonarismo e aqueles que o rejeitam, mais se torna inviável a defesa dos direitos sociais dos quais Bolsonaro é o inimigo mais radical, mas não o único. No sentido oposto, se Bolsonaro só pode ser derrotado por intensa pressão e luta social, essa não pode ser disparada por uma mensagem política morna e confusa.

Essa diferença de entendimento deve se expressar na eleição para prefeito no Rio de Janeiro. O anúncio de uma candidatura comum de PDT, Rede e PSB, encabeçada pela ex-chefe da polícia civil de Sérgio Cabral, Martha Rocha, e o ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, indica uma clara opção por uma alternativa de centro, que fuja a uma polarização direta com a extrema-direita e visa disputar a adesão de setores conservadores, atraídos pelo perfil policialesco e gerencial. Embora a chapa se apresente a partir da centro-esquerda, por partidos identificados com o “campo progressista”, a mensagem que vocaliza é firmemente ancorada num discurso de centro, aberto a um flerte com a direita. O espaço para uma defesa dos direitos democráticos e sociais que se estenda a uma denúncia da sua negação concreta para a maioria de pobres e excluídos será diminuto ou nenhum. Uma candidatura com este perfil buscará contar com os votos de esquerda a priori, baseado na rejeição do fascismo, mas terá sua atenção concentrada na conquista dos votos conservadores, apelando para os elementos mais regressivos da consciência desses setores.

A esquerda não deve acreditar na impossibilidade da sua mensagem política disputar concretamente a consciência dos milhões de cariocas, nem aceitar a diluição desta mensagem como a condição para uma unidade de rejeição ao fascismo. As condições que permitiram que o bolsonarismo emergisse como força política continuam a alimentar sua presença no cenário eleitoral. Somente a crítica da conexão entre interesses privatistas, os projetos de poder teocrático-empresarial e miliciano pode formar uma base social mais ampla, capaz de enfrentar a extrema-direita durante e após as eleições, a partir de um programa de defesa de direitos sociais, que busque convencer amplos setores que há uma alternativa societária ao estado de apartheid instalado em nossa cidade. Se abdicar de se apresentar como alternativa, a esquerda carioca terá que confiar inteiramente no compromisso democrático de setores tradicionais que até recentemente compunham a sustentação de projetos de poder que mantinham as mesmas condições sociais que hoje engrossam o pesado caldo de desesperança e ressentimento do neofascismo.

É fundamental, portanto, que a esquerda se apresente nesta eleição, com convicção e clareza. Deve ser um esforço comum dos partidos e organizações da classe trabalhadora superar o atual quadro de pulverização, em que concorram candidaturas de PSOL, PT e PC do B. O PSOL deve manter o chamado a uma frente de esquerda, que reúna os partidos e movimentos sociais dispostos a construir um programa de ruptura e superação, e que traga para a luta antifascista os necessários engajamento e empolgação. Entretanto, esta unidade deve se dar em torno da apresentação de uma alternativa que contraste com o atual estado de degradação social. O PSOL é, hoje, o único partido que está em posição, fruto dos acertos políticos que acumulou em mais de uma década de oposição consequente aos governos da direita, de ser portador e fiador de uma mensagem de superação da profunda crise social em que estamos presos. Uma mensagem que alimente esperanças de uma vida melhor para aqueles hoje submetidos a um peso insuportável de desamparo, violência, pobreza e opressão. Conta, hoje, com figuras importantes que podem protagonizar uma chapa que inspire à luta e não deve abrir mão desta posição, sob pena de produzir uma unidade anêmica. É a grande tarefa que tem a cumprir nesse ciclo eleitoral.

Marcado como:
psol / rio de janeiro