Antifascistas acuam manifestação bolsonarista em Porto Alegre
Publicado em: 31 de maio de 2020
Acabou há pouco a manifestação antifascista na capital gaúcha. Algumas centenas de pessoas se reuniram e ofuscaram completamente as manifestações dos bolsonaristas que defendiam bandeiras antidemocráticas, como a intervenção militar, o fechamento do Congresso e do STF e o fim das medidas de isolamento social.
Já é o quarto domingo de protestos nos arredores do Quartel General do Comando Militar do Sul e do Comando da Brigada Militar. Esse local, no coração do Centro Histórico, tem sido o ponto de encontro dos bolsonaristas há alguns anos na cidade, no entanto, a situação de tranquilidade acabou. Se a Brigada Militar e as Forças Armadas permitiram inúmeras manifestações que disseminaram o ódio e atuaram contra a democracia – chegando ao extremo das agressões a uma ativista de esquerda no dia 19/04 – , coube ao povo auto-organizado e os movimentos sociais impedirem a disseminação dessas ideias.
Sob os gritos de “Alerta, alerta, antifascistas”, “Recua fascista, recua!”, “Fora Bolsonaro”, “Somos o povo e Bolsonaro nós vamos derrubar”, “Gado, gado”, os manifestantes viram a BM escoltar, mais uma vez, o grupo cada vez menor de bolsonaristas que se reunia na rua 7 de setembro. Durante a caminhada, muitas pessoas se manifestaram em apoio pelas janelas dos apartamentos ou buzinando nos carros. Cartazes e faixas traziam palavras de ordem plurais, de defesa das liberdades democráticas, pelo respeito as orientações de saúde da OMS para o combate ao coronavírus e em defesa dos direitos sociais do povo trabalhador. O assassinato de George Floyd, em Minneapolis (EUA) também foi lembrado pelos manifestantes.
O ato encerrou em frente a Praça do Tambor, nos arredores da Usina do Gasômetro, ao som emocionante da Bella Ciao, canção que foi eternizada na luta antifascista italiana. “Vitória, vitória, antifascista” e “Domingo que vem vai ser maior” foram os gritos finais entoados pelos manifestantes, deixando nítido o recado: os bolsonaristas não irão mais sozinhos às ruas, é a hora e a vez da unidade antifascista!
VÍDEO | Reveja a transmissão do ato pelo Esquerda Online
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo