Pular para o conteúdo
BRASIL

PSOL Ceará pede punição ao deputado André Fernandes (PSL) por fake news sobre o Coronavírus

Rebeca Veloso*

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) entrou com uma representação na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará contra o deputado estadual André Fernandes do PSL por divulgação de fake news nos números de mortes causado por COVID-19. O deputado de maneira equivocada, mas consciente, compara o número de mortes por doenças respiratórias entre março e maio de 2019 e 2020, afirmando que o número de mortes no ano anterior foi maior que no ano corrente. No entanto, o deputado para obter o número de 6377 mortes em 2019 utilizou não só aquelas ocasionadas por doenças respiratórias, mas também por outras causas, como câncer, AVC, derrame, HIV.

Além das divulgações desses falsos números, o parlamentar acusa, de maneira leviana, os médicos cearenses de assinar inveridicamente atestados de óbitos com causa mortis de COVID-19. Diante disso, uma representação de 100 médicos do Ceará pediu abertura de processo administrativo-disciplinar contra o deputado e defendendo sua cassação.

O parlamentar é conhecido no estado por denúncias sensacionalistas e já responde a processo nessa mesma comissão por denúncias falsas a um deputado da casa, denúncias essas já julgadas como improcedentes pelo Ministério Público Estadual. O resultado desse processo é uma medida disciplinar de afastamento por 30 dias, que aguarda ir ao plenário da assembleia para ser aplicada. Com isso, caso seja aceita, uma nova denúncia contra o deputado resultará em sua cassação.

De mãos dadas com o deputado, o presidente Jair Bolsonaro compartilhou na sua conta do Instagram a postagem do parlamentar em relação aos óbitos no Ceará e teve seu post bloqueado pela rede social por informação falsa após a checagem da Agência Lupa, especializada em fact-checking. Os números divulgados por André Fernandes não condizem com a verdade e é possível verificar no Portal da Transparência, que estima um aumento de mais de 1400 mortes por doenças nesse período divulgado.

Além da representação na ALCE, o PSOL Ceará, junto com vários movimentos sociais estão impulsionando um abaixo assinado para fazer pressão política pela cassação do deputado, que com sua política de fake news vem gerando uma rede de desinformação e causando um enorme prejuízo ao combate à pandemia do Coronavírus. O estado, que é o 3º no número de casos e mortes do país, está na segunda quinzena de lockdown a fim de diminuir a transmissão da COVID-19. Diante disso, André Fernandes menospreza a pandemia que vem matando sobretudo a população mais pobres e se une com a política genocida do governo Bolsonaro, por isso é preciso combater e parar esses criminosos fabricantes de fake news que vem causando um desserviço à saúde pública brasileira e impulsionando a crise sanitária em que nos metemos.

É hora de todas e todos nos somarmos às iniciativas que não só pedem o Fora Bolsonaro, como faz o pedido de impeachmet popular, mas também a cassação do bolsonarista cearense sensacionalista e propagador de fake news André Fernandes.

 

*Rebeca Veloso é membro da Executiva Estadual do PSOL Ceará e militante da Resistência.

Marcado como:
fake news / psol