Pular para o conteúdo
BRASIL

Sexta, 8 de maio, será um dia pelo Fora Bolsonaro!

Entidades propõem que todos entendam uma faixa preta nas janelas, como homenagem às vítimas do COVID-19 e em protesto contra Bolsonaro

Carol Coltro, de São Paulo, SP

Diante da escalada golpista de Bolsonaro e da política genocida do seu governo, as Frentes Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e a UNE farão do dia 8 de maio um dia pelo Fora Bolsonaro. Durante o dia haverá uma série de atividades virtuais, como uma Plenária Nacional da Campanha pela Taxar Fortunas Para Salvar Vidas, mesa de debates, shows, twitaços, etc.

O movimento propõe uma ação ao final do dia que será estender um tecido preto nas janelas simbolizando o repúdio à política genocida de Bolsonaro, repúdio à escalada golpista do governo neo-fascista e de luto pelas vítimas do COVID-19. A ideia é que o tecido preto nas janelas simbolize o luto pelas vítimas do coronavírus, maioria negros e pobres moradores das periferias das grandes cidades. Mas o tecido preto também passaria a ser um símbolo da campanha “Fora Bolsonaro”.

A UNE também pretende neste dia denunciar a posição do ministro da Educação Weintraub, que defendeu a manutenção do ENEM deste ano, mesmo com a suspensão das aulas desde 15 de março por conta da pandemia.

Os protestos que irão ocorrer nesta sexta-feira durante todo o dia são resultado da unidade que se deu em torno ao Fora Bolsonaro, assumido pelas frentes desde o início de abril. Foi um passo importante que marcou a unidade dos principais movimentos sociais do Brasil – como CUT, UNE, MST, MTST, Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas e diversos outros movimentos –  pela derrubada deste governo que apresenta uma política genocida diante da crise do COVID-19, além de organizar atos golpistas que exaltam a ditadura e ameaçam o golpe.

As Frentes Brasil Popular e Frente Povo sem Medo vêm se articulando de forma unificada desde o início da pandemia do COVID-19. A primeira ação unitária foi a elaboração de uma Plataforma Emergencial para Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus e a Crise Brasileira lançada em 31 de março. A plataforma busca apresentar saídas para que o povo trabalhador tenha seus empregos e renda preservado, auxílio emergencial digno para os trabalhadores informais e investimento no SUS, para que possamos garantir o isolamento social.

Além disso foi construída um site único para concentrar e divulgar as ações de solidariedade de classe, através do endereço todomundo.org.

O abaixo-assinado organizado pelas Frentes sobre a taxação das grandes fortunas também busca ampliar a campanha para taxar milionários e salvar vidas e já conta com 150 mil assinaturas.  (Assine agora: change.org/taxarfortunas)

Esta unidade é um passo importante na construção da Frente Única da classe trabalhadora, imprescindível para combater o neo-fascismo e lutar contra o projeto ultra-liberal de Bolsonaro, Guedes e cia, o ajuste fiscal que segue, covardemente, mesmo durante a pandemia, assim como para enfrentar as diversas medidas que aprofundam a retirada de direitos, privatizações e os diversos ataques às liberdades democráticas.

O desgaste de Bolsonaro se amplia frente a sua política desastrosa para a crise do coronavírus. Parte de seus ex-aliados passa para a oposição ao governo como é o caso de Dória e do ex-juiz Sérgio Moro. Sabemos, no entanto, que Dória e Moro são inimigos dos trabalhadores, defendem um projeto econômico de ataques profundos. Sérgio Moro, por exemplo, conduziu a operação Lava Jato, que é um dos principais componentes da ofensiva reacionária e anti-democrática desde o golpe de 2016. Portanto é necessário que a classe trabalhadora se unifique para apresentar uma saída independente frente a essa crise. A unidade das frentes é um passo importante nesse sentido.

Apesar das dificuldades impostas aos movimentos sociais por conta da dificuldade de ações de rua devido a necessidade de isolamento social, a unidade do movimento social organizado é um importante acúmulo de forças para que possamos construir a derrubada deste governo neo-fascista, pelas mãos dos trabalhadores, afinal, para salvar vidas, é necessário derrubar Bolsonaro.

Saiba como participar das ações virtuais:

-Tire uma foto com um cartaz escrito #ForaBolsonaro e sua bandeira (ex.: “Sou #ForaBolsonaro porque defendo a educação!”);

-Grave um vídeo de até 30 segundos dizendo porque você defende o #ForaBolsonaro;

– Durante todo o dia compartilhe publicações nas suas redes (Instagram, Facebook, Twitter, etc.) marcando o #ForaBolsonaro;

– Utilize o site https://manif.app/ para manifestações virtuais. Ao entrar, marque a cidade onde está no mapa e escreva #ForaBolsonaro

Acompanhe as atividades:

09h30 – Reunião Aberta da Campanha “Taxar Fortunas, Salvar Vidas” –
Transmissão pelas páginas das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

10h – Twitaço Fora Bolsonaro

19h – Debate Fora Bolsonaro (pelo facebook da UNE)

20h – Ato nas Janelas: Luto pelo Brasil, Fora Bolsonaro (afixar um pano preto nas janelas em homenagem as vítimas da Covid) e panelaço;