Pular para o conteúdo
BRASIL

Nota de solidariedade aos e às enfermeiras de Brasília e de repúdio ao ataque neofascista

Coordenação do Sndicato dos Odontologistas do Estado do Ceará - SINDIODONTO
Scarlet Rocha / Esquerda Online

O ​SINDICATO DOS ODONTOLOGISTAS DO ESTADO DO CEARÁ – SINDIODONTO​, entidade representativa da categoria dos cirurgiões-dentistas no Estado do Ceará, vem por meio desta, solidarizar-se com os e as companheiras enfermeiras e técnicas (os) de enfermagem de Brasília que, de forma criminosa, foram violentamente atacadas (os) por militantes neofascistas no dia de hoje, 1º de Maio de 2020, data em que as e os trabalhadores celebram, internacionalmente, as lutas históricas de nossa classe.

Para a coordenação deste sindicato, essa ação neofascista representa um ataque não apenas à categoria de enfermagem, mas ao conjunto das e dos trabalhadores de saúde e à classe trabalhadora brasileira. A categoria de enfermagem de Brasília realizava um ato pacífico, em frente à praça dos três poderes, com o objetivo de alertar sobre a importância do isolamento social no combate à pandemia de COVID-19, denunciar as mortes de trabalhadores de saúde com o avanço da doença e ressaltar a importância da categoria para o cuidado da população brasileira. Tal ato democrático reveste-se de imensa importância em razão das mais de 6.300 mortes e dos quase 100 mil casos confirmados de COVID-19, até a data de hoje, sendo que destes, mais de 6000, são trabalhadores de saúde.

O ato da categoria reforça a necessidade de que o conjunto de nossa classe denuncie fortemente a política genocida do governo Bolsonaro que, de diversas formas, vem boicotando as possibilidades de isolamento social das e dos trabalhadores informais e desempregados, aplicando cortes de salários sobre os empregados do setor privado, ameaçando de corte salarial os servidores públicos e negligenciando a responsabilidade do governo federal com o SUS por meio do abandono dos estados e municípios no enfrentamento a epidemia. A falta de EPI para os trabalhadores de saúde, de equipamentos de UTI e ventiladores para a população é consequência desta política nefasta do governo Bolsonaro.

Além do boicote material, Bolsonaro vem mobilizando sua milícia digital para reproduzir uma política negacionista da doença que serve também à mobilização das milícias neofascistas reais, como esta, que atacou as enfermeiras e enfermeiros em Brasília. Neste sentido, conclamamos o conjunto de nossa classe a repudiar com veemência essa ação da extrema-direita que, por meio de ações criminosas, executa a política bolsonarista de intimidação, imobilização e amordaçamento de nossa classe com o objetivo de colocar sobre nossas costas,a conta da crise sanitária e econômica que estamos enfrentando.

Abaixo aos ataques neofascistas! Fora Bolsonaro/Mourão!

Fortaleza, 1º de maio de 2020