Prezado leitor(a) do Esquerda Online, mais uma vez publicamos um instigante artigo da esquerda revolucionária paquistanesa. Neste caso uma reflexão de dois teóricos marxistas paquistaneses sobre as questões que a esquerda precisa responder, no enfrentamento estratégico a pandemia da COVID 19 e as profundas marcas na vida do proletariado paquistanês.
Os autores do texto detalham as condições para enfrentar a pandemia com uma saída de esquerda e revolucionária. Vale a pena conferir o artigo. Boa leitura!
Crise concentrada
Estamos passando por uma das mais graves crises enfrentadas pela humanidade, à qual ninguém pode se dar ao luxo de ser indiferente e neutro. É claro que a crise é exacerbada devido às prioridades de nossas elites dominantes, que buscam incansavelmente fantasias de dominação regional em vez do bem-estar da população. Temos tanques, mísseis e até um arsenal nuclear, mas não temos leitos, respiradores e remédios suficientes para nossos pacientes.
O estado está em crise, devido a um acúmulo de fraquezas estruturais e falta de vontade política. Há confusão e desordem em quase todos os setores da vida social, pois o “guardião patriarca” de nossa civilização, o Estado, revelou-se incompetente e cruel nos tempos mais prementes. Nossa sociedade, para todos os efeitos, está passando por uma existência, sem estado, no meio de uma emergência. O trabalho essencial que está sendo realizado pelos trabalhadores da saúde é apesar da presença do Estado, não devido a ele.
Muitos estão sugerindo que devemos nos unir neste momento de crise e esquecer nossas diferenças políticas. No entanto, um problema se transforma em crise precisamente devido à falta de preparação, inadequação de recursos e apartheid de infraestrutura, que são escolhas políticas feitas por nossas elites dominantes ao longo dos anos. Essa crise reflete a falência total de suas políticas, pois coloca em questão a própria sobrevivência da raça humana.
Além disso, as decisões mais importantes de nossas vidas são tomadas precisamente em momentos de crise. No entanto, essas decisões são completamente superadas pelos governos e pelos bolsos dos capitalistas abutres, falcões militares e tecnocratas irresponsáveis. Os governantes insistem que as pessoas comuns devem evitar a política durante uma crise. No entanto, se decisões importantes relacionadas ao nosso futuro forem tomadas durante essas emergências, é essencial que pensemos politicamente sobre a crise, em vez de renunciar ao nosso direito ao engajamento político.
O coronavírus não é uma questão politicamente neutra. Como uma das mais graves ameaças à civilização moderna, emergiu como a expressão mais concentrada das contradições sociais, econômicas e políticas que moldam a atual ordem global. Não podemos tratá-lo como uma aberração no funcionamento geralmente tranquilo do sistema. Mais crises de saúde estão surgindo, enquanto uma catástrofe climática ameaça o próprio tecido de nossa existência. Não há ponto de retorno dessas crises.
Um novo mundo deve ser construído com base em um conjunto de valores e práticas compartilhados distintos dos do presente. É por isso que demandas populistas, como Renda Básica e serviços gratuitos, são essenciais, mas insuficientes, pois o sistema não está voltado para atendê-las. Portanto, a esquerda não deve apenas bombardear o sistema com demandas racionais consideradas impossíveis pelo sistema, mas também construir uma estratégia de longo prazo para reorientar a teoria e a prática. As instituições políticas existentes da esquerda (e da direita) são inadequadas para enfrentar os desafios do nosso tempo. Devemos desenvolver uma nova linguagem e uma prática do socialismo, se não quisermos ser dominados pelo imediatismo persistente das múltiplas crises que enfrentamos.
Coronavírus é a representação da crise
Um médico da Cruz Vermelha da China disse: “temos que parar o tempo; temos que parar toda a atividade econômica”. Há algo de irônico, mas verdadeiro nessa afirmação. Inconscientemente, o médico reconhece que temos de interromper o fluxo do modo de tempo capitalista, que só funciona quando há acumulação desenfreada de capital, circulação de mercadorias e exploração mecânica implacável dos trabalhadores. Em outras palavras, se queremos interromper a disseminação do COVID19, precisamos interromper completamente a circulação de mercadorias e imobilizar o processo de produção. Muito simplesmente, um castelo de cartas caiu. Um mundo inteiro de ilusões, auto ilusões e sofismas morreu. Chegamos ao fim de uma sequência muito longa. A crise devido à circulação desenfreada de mercadorias já estava lá.
Primeiro, devemos deixar bem claro que o que estamos vendo não é uma “recessão”. Não é uma “crise financeira”. Essa pandemia do coronavírus é um deslocamento profundo dos componentes essenciais da própria vida econômica e social. Se não for abordado nesses termos – se, em vez disso, como o governo de Imran Khan, tentarmos tratar isso como algo que pode ser gerenciado em um ambiente normal e esperar que o clima quente mate o vírus – nos encontraremos diante de centena de milhares de mortes, como mostra a modelagem do próprio governo. Para evitar esse terrível resultado, a vida econômica e social normal deve mudar fundamentalmente. Como era a vida econômica e social normal no Paquistão antes disso?
Para as classes médias e a elite, era uma vida normal, onde elas tinham rotinas muito bem definidas e os recursos para viver felizes neste país. Mas, para a classe trabalhadora, a vida anterior ao surgimento do COVID 19 já era um pesadelo. Trabalhadores formais lutavam um salário digno, previdência social e segurança adequada nos locais de trabalho, enquanto os trabalhadores informais e contratuais estavam lutando diariamente, sabendo que a qualquer momento sua fábrica, oficina ou instituição educacional poderia demiti-los sem aviso prévio. Então, quando dizemos que, para evitar o COVID 19, precisamos mudar fundamentalmente a vida social e econômica normal, estamos dizendo que temos que mudar o modo de vida cruel da economia capitalista em que os trabalhadores são seres descartáveis.
A primeira tarefa dessa recusa de atendimento seria na saúde pública mobilizando grande parte da economia para este setor, manter o isolamento social e do auto distanciamento. Até o pico do vírus e a crise imediata passarem, será quase impossível colocar a sociedade, de fato, em algo como um estado de hibernação pelo período de tempo necessário para retardar a disseminação do vírus. Se os trabalhadores não obtiverem instalações de saúde, cartões de alimentação e renda básica adequada, não poderão ficar em casa. Eles tentarão sair para encontrar oportunidades de trabalho, o que prolongará ainda mais a pandemia.
De certa forma, essa pandemia está provando que a única maneira de colocar a vida em quarentena por um futuro imprevisível no Paquistão ou em qualquer outro lugar funcionaria, se os trabalhadores pobres tivessem todos os recursos necessários para ficar em casa em isolamento. Porque, como sabemos, para que uma economia com um grande número de trabalhadores precários, sem seguro, temporários e diários e trabalhadores de meio período receba assistência médica juntamente com pagamentos básicos universais, precisamos de uma redistribuição radical da riqueza. Em toda essa crise da COVID19, trabalhadores e famílias da classe trabalhadora já estão se tornando os maiores perdedores. Marcas de roupas como Limelight, Generations e Outfitters estão fechando suas fábricas sem dar aos trabalhadores seus salários ou mesmo férias remuneradas, com muitos trabalhadores e trabalhadoras sendo demitidos sumariamente.
Este é apenas o começo de uma longa crise desconhecida. É de importância fundamental que, além de solicitar renda básica, formemos comitês comunitários de autoajuda, porque nos próximos dias as coisas serão muito mais difíceis.
A segunda implicação da recusa e da incapacidade do Estado em ajudar os trabalhadores é que, se o Estado não conceder aos trabalhadores licença remunerada obrigatória, cartões de alimentação e instalações completas de saúde, nos próximos meses, apesar dos toques de recolher, bloqueios e quarentena, os trabalhadores continuarão nas ruas agitando e exigindo as meras necessidades básicas necessárias para continuar vivendo – comida, abrigo, renda e instalações de saúde. Se outras fábricas, empresas e locais de trabalho seguirem o exemplo da Limelight and Generations, em breve os trabalhadores do Paquistão farão a pergunta fundamental e existencial: “Qual é o nosso lugar nessa realidade de recém-quarentena?”
Devemos ter em mente que o coronavírus é uma concentração de múltiplas crises que incluem sistemas de saúde e educação quebrados, ausência de salários mínimos e previdência social, desumanização contínua dos trabalhadores e um estado rentista superdesenvolvido. Os trabalhadores pobres deste país já estavam desafiando as estruturas imediatas de opressão na forma de greves de trabalhadores, o Movimento Pashtun Tahafuz, mulheres, estudantes e camponeses marchando por seus direitos. A crise atual, devido às limitações na circulação do capital, levará os trabalhadores a irem além da mera negação das estruturas imediatas de opressão, para colocar a questão fundamental: “Que tipo de relações humanas existe sob uma sociedade capitalista neoliberal?” Essa segunda negação (negação da negação) de toda a economia capitalista tem implicações revolucionárias.
Boa governança ou duplo poder?
Muitos comentaristas veem a crise simplesmente como um caso de negligência e má governança. Não há dúvida de que a incompetência do regime atual apenas amplificou a ameaça devido à sua indecisão. No entanto, como explicamos anteriormente, a crise não é apenas uma de suas políticas específicas, mas a orientação geral de nosso estado e economia política. Mais importante, não é normal que possamos retornar, considerando que o Estado apenas acelerará a exploração de trabalhadores para pagar pela crise.
Portanto, na ausência de um modelo viável de governança, devemos começar a imaginar formas alternativas de ser e de pertencer que não correspondam à lógica da acumulação de capital e do estado. Isso requer trabalhar tanto com o governo (seria tolice demitir completamente o governo durante essa crise), mas também buscar novos espaços de solidariedade além do estado. Isso requer a construção de redes de atendimento nas áreas abandonadas pelo estado, principalmente nos bairros da classe trabalhadora.
Como seria essa solidariedade? Exige a construção de equipes funcionais de autoajuda e de voluntariado em espaços onde o estado está ausente, para conscientizar, distribuir comida e abrigo aos mais vulneráveis, dar voz aos prejudicados pelos empregadores e coordenar o trabalho entre os profissionais de saúde e a comunidade.
O objetivo de tal atividade não pode ser simplesmente derivado da caridade ou de sentimentos de piedade pelos pobres. Devemos pensar politicamente nessas práticas, enquanto tentamos construir um mundo além dos limites impostos pelo capitalismo. Deveríamos ter como objetivo construir uma rede inteira de pessoas e organizações que se esforcem ao servir as comunidades em que vivem e criar sentimentos de confiança e solidariedade dentro dessas comunidades.
Com o enfraquecimento dos aparatos estatais, estamos em uma situação em que testemunharemos a decadência social perpétua contida por uma maior militarização da sociedade, ou podemos voltar ao conceito de poder dual, uma estratégia voltada para a construção do poder autônomo da classe trabalhadora além do institucional representativo. Por exemplo, sabemos que quando a crise terminar, as classes dominantes forçarão o povo a pagar pela crise com aumento de desemprego, subemprego, dívidas e preços altos. A única defesa que o povo terá em tal situação será sua capacidade de se auto organizar e resistir, usando redes de ajuda mútua para prolongar sua luta.
O duplo poder faz parte de uma estratégia de ruptura que transforma as relações sociais existentes e acelera a produção e a distribuição para atender às necessidades humanas. Isso significa construir redes nas quais o potencial criativo das classes trabalhadoras possa ser estabelecido e uma nova vontade possa ser formulada e imposta pelos atores da classe trabalhadora em suas comunidades. Tais formas alternativas de comitês de trabalhadores são necessárias para impor limites à acumulação de capital, principalmente quando as pessoas retornarem ao trabalho.
Os órgãos de tomada de decisão popular são ainda mais necessários, pois a política no topo permanecerá congelada entre os atores intra-elite. Isso ocorre porque não se pode imaginar eleições ou mobilizações de massa nos próximos meses (além de tumultos). Na ausência de alta política, devemos desenvolver visões e práticas alternativas para uma sociedade futura. Se não só pensarmos em grandes ideias, mas agirmos específica e localmente podemos começar a desenvolver um núcleo para formas alternativas de poder, existindo fora e independentemente das estruturas institucionais.
É certo que as pessoas se levantarão contra as condições insuportáveis que lhes são impostas. Os comitês de trabalhadores podem se tornar a força central que fornece ajuda nesses tempos difíceis e se preparar para liderar as massas para uma luta decisiva com o sistema. Se já houve um tempo para desenvolver uma prática do socialismo, incorporada pelos elementos mais decididos das classes trabalhadoras, é agora.
“Todo o poder para o povo”
Para a esquerda no Paquistão, agora é a hora de ideias ousadas, porque o modo normal de política que implica fazer demandas apenas ao Estado não funcionará. Todos sabem que a ganância da elite dominante, os múltiplos empréstimos do FMI e a subsequente privatização de setores essenciais da economia e um estado inflado, não têm capacidade para lidar com essa crise. E que eles realmente não se importam com os trabalhadores. A mobilização deve começar agora, bem no meio desta crise. É nossa responsabilidade apoiar os trabalhadores que sabem que o estado e os proprietários das fábricas os abandonarão. A formação de comitês de trabalhadores, comunidade e de autoajuda deve começar agora – já estamos muito atrasados para acompanhar esta crise. Por outro lado, precisamos de conscientização em massa por meio de nossos comitês sobre as precauções a serem tomadas para evitar uma maior disseminação do COVID19.
A mensagem dos cientistas e dos profissionais médicos é muito clara. Como o médico chinês disse: “Temos que parar o tempo”. Isso significa um desligamento quase completo do processo de produção e, portanto, da circulação de mercadorias. Este é um salto na crise atual do capital em todo o mundo. Isso significa que, na ausência de produção e circulação de capital, os estados subdesenvolvidos do Sul global, como o Paquistão, estão à beira de um colapso.
O slogan “Todo o poder ao povo” não pode ser mais urgente do que é hoje. Com coragem, clareza e comprometimento, vamos mergulhar no combate a essa pandemia e nos organizar para um poder alternativo. Devemos treinar uns aos outros como trabalhadores médicos, prestar solidariedade aos trabalhadores e bairros em pequeno número, eleger representantes locais para inventariar alimentos e outros suprimentos básicos, administrar clínicas de massa e criar sistemas para o suprimento controlado por trabalhadores e pela comunidade das necessidades essenciais. Neste momento, não temos nada a perder, a não ser as correntes do passado.
Temos um novo mundo para ganhar!
Artigo publicado originalmente em https://pakleftreview.com/2020/03/26/leftperspectivecorona/ e posteriormente em http://www.marxistreview.asia/a-left-strategy-against-coronavirus-in-pakistan/
O artigo reflete as opiniões do autor e não necessariamente representa as opiniões do Esquerda Online
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