Vitória dos trabalhadores e da vida contra carreatas da insanidade, em Ribeirão Preto, SP
Publicado em: 29 de março de 2020
No dia 27 de março, sexta-feira, a direita Bolsonarista de Ribeirão Preto organizava uma carreata para as 15h para pressionar a Prefeitura a revogar o decreto de fechamento das empresas de comércio e serviços, e suspender a política de saúde pública do isolamento social, para conter a disseminação da Covid-19. Em Ribeirão preto, já são 31 casos confirmados, 160 em análise e um óbito. Desde a manhã, a militância de base do PSOL incitaram a direção do partido a tomar ações concretas contra a carreata da morte. Rapidamente e de modo online, a Executiva tirou a política de atuar em duas frentes, publicar uma nota nas redes sociais combatendo a carreata e, ao mesmo tempo, entrar na Justiça com um Mandato de Segurança Cível solicitando o cancelamento da carreata e de movimentos semelhantes que desrespeitem a quarentena. O resultado da ação jurídica saiu no dia 28, sábado e, portanto, não se refere mais à carreata de sexta-feira, mas a uma outra marcada pelos mesmos grupos para o dia 29 domingo. Abaixo, a decisão da Juíza:
“1) imediata proibição da reunião/carreata, publicada na rede social, denominada
CARREATA REABERTURA I, prevista para o dia 29 de março de 2020, a partir das 15 horas,
defronte ao Estádio do Botafogo ou outro local de encontro pré-determinado pelos organizadores;
1-a) a publicação no grupo supracitado de WhatsApp, pelos requeridos, do teor
desta ordem judicial para a não realização do evento; e, após decurso de uma hora da publicação, a extinção do grupo pelos administradores;
2) multa no importe de R$ 100.000,00 (cem mil reais), por dia de
descumprimento, para cada requerido da ação cautelar;
3) busca e apreensão dos computadores dos requeridos, nos endereços
supracitados, e consequente quebra do sigilo de dados, a fim de se apurar a extensão dos ilícitos e de outros envolvidos (…)”
Trata-se de uma importante vitória do PSOL de Ribeirão que ajuda a barrar a política da morte dos movimentos ligados ao bolsonarismo. Sabemos que a Justiça burguesa não é nossa aliada, mas assim como os trabalhadores recorrem a essa justiça para ter seus direitos respeitados, assim também, nesses dias de luta pela vida, temos de usar as armas disponíveis para barrar o fascismo.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo