Pular para o conteúdo
MUNDO

Paquistão: Declaração conjunta de PTUDC e RSF sobre o coronavírus

A Campanha de Defesa Sindical do Paquistão (PTUDC) e a Frente Revolucionária de Estudantes (RSF) emitiram a seguinte declaração conjunta em resposta à pandemia de coronavírus. A Federação Nacional de Estudantes de Jammu Kashmir (JKNSF) e o Movimento de Jovens Desempregados (BNT) endossaram totalmente esta declaração.

Tradução: José C. Miranda

A pandemia de coronavírus em todo o mundo desencadeou uma situação em que populações inteiras estão sendo confinadas, os sistemas de saúde estão desmoronando, fortes restrições estão sendo impostas e as condições de vida piorando. O Paquistão também está enfrentando a mesma situação que expôs a incompetência histórica do capitalismo, mesmo nos países mais desenvolvidos, em uma escala sem precedentes. Em meio ao surto, não existe um país em que o sistema de saúde possa lidar com uma fração dos pacientes com coronavírus. Os países capitalistas avançados, dos Estados Unidos à Europa, estão enfrentando uma grave escassez de leitos hospitalares, máscaras, medicamentos, respiradores e outros equipamentos médicos e de proteção individual (EPI). Ele mostra que o atual sistema capitalista com uma abundância de tecnologia avançada, recursos naturais e industriais e mão de obra sujeitaram a humanidade ao desamparo, a miséria e destruição. A classe dominante também está explorando o Covid-19 como uma desculpa para implementar medidas repressivas, discriminatórias e / ou inconstitucionais para conter os direitos humanos básicos e esmagar a classe trabalhadora e seus movimentos. Os chefes de todo o mundo agora estão usando o coronavírus como cortina de fumaça para desencadear mais ataques aos trabalhadores com cortes salariais, demissões forçadas e medidas de austeridade.

Essa pandemia pode prevalecer por um período mais longo, o que significa que a incerteza atual pode durar vários meses. A taxa de mortalidade do coronavírus é relatada de menos de 1% na Coréia do Sul para 7,9% na Itália, de acordo com o The Guardian Um grande estudo na China descobriu que cerca de 80% dos casos confirmados apresentavam sintomas bastante leves (definidos como não significativos e infecção nos pulmões). No entanto, dada a sua propagação extremamente rápida, pode matar milhões de pessoas e a situação pode ser pior em países subdesenvolvidos como o Paquistão. Alguns especialistas também estão alertando sobre várias ondas da pandemia, com as posteriores mais mortais que a anterior. Estar infectado com Coronavírus não significa morte súbita. Mas é importante manter a coragem, otimismo e paciência, porque ainda não há vacinação ou cura exata disponível contra essa pandemia. Segundo as estatísticas disponíveis, nenhum tratamento especial será necessário em 80% dos casos, enquanto 15% dos pacientes podem se recuperar com medicamentos menores. Estima-se que, a longo prazo, pelo menos 70% dos seres humanos sejam infectados pelo vírus, na ausência de vacina, a humanidade poderá desenvolver uma resposta imune. Mas essa imunidade coletiva custará inúmeras mortes. Os estados estão em pânico, estão tentando diminuir a propagação por meio de bloqueios, a fim de ganhar algum tempo. Neste momento, existem muitas maneiras possíveis, isso pode acontecer e precisamos nos preparar para qualquer possibilidade. 

Estão sendo implementados bloqueios e outras medidas para não sobrecarregar os sistemas de saúde já em ruínas e arruinados. Enquanto isso, pode-se descobrir uma cura ou vacina que acabe com a pandemia ou a torne tão inofensiva quanto possível.

Quando essas linhas foram escritas, mais de 800 casos confirmados de coronavírus surgiram no Paquistão, o número real de casos seria muito mais. O governo temia uma reação maciça de milhões de trabalhadores que ficariam desempregados e passariam fome em caso de paralisação. Eles também esperavam uma saída fazendo bloqueios sem aviso prévio, para que não precisassem apoiar os setores mais pobres da classe trabalhadora, incluindo os diaristas, enquanto os planos já estavam sendo feitos para resgatar os capitalistas com centenas de bilhões de rúpias, incentivos fiscais e outros meios.

Mas com o crescente surto, os militares tiveram que anunciar um bloqueio em todo o país em 23 de março, após dias de vacilação pelo primeiro-ministro Imran Khan. O exército agora está sendo destacado em todo o país. Ali Wazir, um membro marxista da Assembléia Nacional, organizou o  bloqueio de seu distrito do Waziristão do Sul  em 22 de março, enquanto o governo provincial do KPK aguardava ordens de Islamabad. Este é provavelmente o primeiro bloqueio total dos de baixo em qualquer lugar do mundo, com muitos sindicatos em diferentes países ameaçando ações de greve para reforçar a quarentena.

Apesar das horríveis condições socioeconômicas e dos trabalhadores perdendo seus meios de subsistência, com isso, um desligamento pode ser a única maneira de retardar a propagação do Coronavírus e manter a vida das classes trabalhadoras segura. 

Mas nosso suporte condicional está sujeito às seguintes demandas.

  1. Todos os prestadores de serviços de saúde privados, incluindo hospitais, fabricantes de produtos farmacêuticos e redes de farmácias, devem ser imediatamente nacionalizados. O estado deve anunciar imediatamente um plano nacional abrangente para lidar com a pandemia.
  2. Equipamentos de proteção pessoal para médicos, enfermeiros e equipe paramédica devem ser fornecidos imediatamente. Se necessário, eles devem ser importados rapidamente. O estado deve fazer arranjos para fabricá-los no país e nacionalizar todas as indústrias necessárias.
  3. Há uma escassez severa de ventiladores. Pelo menos cem mil ventiladores devem ser importados imediatamente, o que também pode ser usado após a pandemia.
  4. Certifique-se de que não faltam kits de teste para Coronavírus. Esses kits devem ser importados em número suficiente.
  5. Instalações gratuitas de teste, quarentena e tratamento em todas as cidades do Paquistão.
  6. Os prédios do governo, bem como os grandes prédios particulares (salas de banquetes, vilas vazias, hotéis, salas de conferência etc.), devem ser convertidos em quarentena e hospitais de campanha sem pagamento de dinheiro público.
  7. Repudie todos os empréstimos imperialistas e proíba a importação de todos os produtos de luxo, exceto por necessidades urgentes, e desvie todas as divisas para comprar equipamentos médicos e de proteção essenciais.
  8. Durante o bloqueio, fornecimento gratuito e não-interpretado de suprimento essencial de alimentos para os salários diários, trabalhadores informais e pobres. As contas de eletricidade, gás e água devem ser dispensadas e os aluguéis das casas devem ser pagos pelo Tesouro Estadual.
  9. Nenhum empregador pode demitir ou interromper o salário de qualquer trabalhador. Em caso de violação, todas as propriedades dos proprietários devem ser confiscadas.
  10. Recrutamento imediato de profissionais médicos para atender a uma grave escassez de pessoal.
  11. Todos os bancos privados, instituições financeiras e companhias de seguros devem ser nacionalizados para obter capital para essas iniciativas.
  12. A luta contra a pandemia de coronavírus não deve ser deixada para as forças do mercado e um forte planejamento centralizado e nacionalização devem ser usados ​​para isso.
  13. Em vez de resgatar os capitalistas, todos os fundos devem ser gastos com o bem-estar público, tributando seus lucros.

Em países subdesenvolvidos como o Paquistão, os bloqueios podem resultar em desemprego generalizado e turbulência econômica, e a possibilidade de protestos em massa não pode ser descartada. Essa situação também pode levar ao completo caos e destruição da lei e da ordem, pelos quais toda a culpa seria atribuída ao podre sistema capitalista e suas instituições. No entanto, nossa principal responsabilidade revolucionária é a segurança de nossos companheiros e trabalhadores. Para isso, precisamos evitar multidões e praticar o distanciamento social. Ficar em casa. Lave as mãos com sabão com frequência por pelo menos 20 segundos, principalmente depois de voltar para casa. Faça uma boa dieta para garantir imunidade contra o vírus e evitar fumar.

Revolucionários e trabalhadores devem manter seu espírito alto e determinação forte. Toda crise serve para fortalecer nossa crença científica na Revolução Socialista. A luta contra o capitalismo continua sob todos os tipos de condições difíceis. 

Vamos lutar, vamos vencer!