Pular para o conteúdo
BRASIL

Dória ameaça o emprego de milhares de trabalhadoras terceirizadas das escolas paulistas

Cauê Campos, Professor de Sociologia e Diretor Estadual da APEOESP

Em meia à crise da pandemia do COVID-19, na última quarta-feira (18), a SEDUC SP publicou a Resolução SE 27, baseada no Decreto 64.862/20 de João Dória (PSDB), suspendendo os contratos com as empresas prestadoras de serviços terceirizados nas escolas estaduais. Com isso, tod@s @s trabalhador@s dessas empresas estão automaticamente com seus empregos ameaçados, porque, como todos sabemos, os donos das empresas prestadoras de serviços não se importam com a vida dos trabalhador@s, apenas com seus lucros,  e com a suspensão do repasse público, com certeza irão demitir as trabalhadoras terceirizadas, como já ocorreu com as trabalhadoras que preparam as merendas nas escolas estaduais. 

As ameaçadas com esta medida são trabalhador@s que realizam o transporte escolar, preparam as merendas nas escolas, que prestam apoio aos estudantes com deficiência, ou seja, trabalhador@s em contratos já historicamente precarizados, mal remunerados, na maioria mulheres e negr@s que ocupam esses postos de trabalho. São também ess@s trabalhador@s que sofrem cotidianamente com as filas e falta de leitos de um SUS sucateado pela EC 95 (Teto dos Gastos), aprovada por Temer e mantida por Bolsonaro. 

Dória e seu Secretário da Educação, Rossiele Soares, mostram suas faces mais desumanas quando tomam tal decisão sem garantir a estabilidade para ess@s trabalhador@s. No meio de uma crise sanitária e econômica sem precedentes na história mundial, colocam em perigo de desemprego milhares de trabalhadoras e trabalhadores, sendo que é exatamente nesse momento que seus salários são mais necessários para garantir condições mínimas de higiene, alimentação e saúde para si e suas famílias. 

O governo Dória – que tenta se afastar do “BolsoDória” – parecendo preocupados com nossas vidas, vai na contramão de qualquer recomendação minimamente humanitária que coloque a vida em primeiro lugar. Esta é a hora de garantirmos a renda, o emprego e tranquilidade para que @s trabalhador@s possam cuidar de sua saúde e de seus próximos. 

Dória faz isso, porque assim como Bolsonaro, não está preocupado com as nossas vidas, mas sim em defender os lucros dos banqueiros e grandes capitalistas. Nessa crise não há espaço para dúvidas, devemos salvar vidas, não os lucros dos patrões. 

Por isso, os governos precisam garantir a estabilidade de tod@s @s trabalhador@s durante a pandemia do Coronavírus através da licença remunerada sem redução salarial, isenção do pagamento das contas de água, luz e aluguel para as famílias pobres e fornecimento de cestas básicas e kits de higiene pessoal para essas famílias. 

Todas as vidas importam!

 

LEIA MAIS
Suspender as aulas e cuidar da vida. Doria e Covas, chega de hipocrisia.