Pular para o conteúdo
BRASIL

Encontro internacional antifascista ocorrerá em maio em São Paulo

Boris Vargaftig e Gabriel Casoni, de São Paulo (SP)

Em tempo de escalada golpista de Bolsonaro no Brasil e de ascensão da extrema-direita em todo mundo, será realizado no país um importante Encontro Internacional em Defesa da Cultura Contra o Neofascismo. O evento, que está sendo construído por um Comitê de intelectuais e ativistas e pelo VI Salão do Livro Político, será realizado de 25 a 28 de maio na cidade de São Paulo, nos anfiteatros (TUCA e TUCARENA) da PUC-SP. As atividades serão abertas para participação do público, com entrada gratuita.

A petição em apoio ao Encontro já conta com a assinatura de cerca de 700 pessoas, entre intelectuais, personalidades, cientistas, lideranças políticas e ativistas dos movimentos sociais como Noam Chomsky, David Harvey, Amelinha Teles, Boris Vargaftig, Djamila Ribeiro, Michael Löwy, Christian Laval,  Iná Camargo Costa, Celso Amorim, Frei Beto, Marilena Chauí, Ana Maria Mello, Isabel Loureiro, Juca Kfouri, Ivana Jinkings, Marcelo Badaró, João Pedro Stédile, Valerio Arcary, Virgínia Fontes, Vladimir Safatle, Mauro Iasi, Valter Pomar, entre tantos outros.

Neste evento, os mecanismos da onda reacionária e as formas de combate-la serão discutidos por historiadores, jornalistas, cientistas sociais, artistas, sindicalistas, estudantes, militantes dos Direitos Humanos e de organizações sociais e populares. Afinal, um debate público a respeito dos perigos para a cultura tornou-se necessário para compreender e derrotar o neofascismo.

O programa, que está sendo formulado, conterá mesas redondas temáticas e conferências sobre os vários aspectos do tema principal: compreender o neofascismo, para melhor combatê-lo. No site do evento pode-se conferir em mais detalhes a programação.

A organização de tal evento exige suporte, que não é provido pelas agências habituais de financiamento. Por isso, os organizadores estão recorrendo a contribuições financeiras pessoais de tod@s que compreendem a necessidade da realização de um encontro antifascista neste momento histórico.

Para tanto, permite-se contribuir facilmente graças a uma “vakinha”, que tem gestão independente. Para fazer uma doação, basta acessar o endereço da campanha.