Pular para o conteúdo
BRASIL

Esquerda Online lança série especial “Reforma Administrativa e desmonte do Estado”

Cacau Pereira*

O governo Bolsonaro deve apresentar em breve uma abrangente Reforma Administrativa, que pretende modificar radicalmente o regime jurídico dos servidores públicos e dar passos ainda mais acelerados no caminho, já em curso, do desmonte das conquistas de caráter popular inscritas na Constituição de 1988.

O Portal Esquerda Online inicia hoje uma série de artigos sobre esta reforma, sobre os servidores e serviços públicos, num sentido mais estrito. E, de maneira mais abrangente, buscará analisar as reformas do Estado brasileiro, tanto as mais recentes quanto aquelas que historicamente moldaram e adaptaram a superestrutura estatal aos interesses das frações de classe dominantes nos governos, em distintos momentos da República brasileira.

O especial reunirá artigos já publicados anteriormente, adaptados e revisados, que buscarão compor um conjunto articulado com outros textos, inéditos, que possam subsidiar o ativismo de esquerda no enfrentamento a mais esta etapa do desmonte neoliberal vivido no Brasil, particularmente a partir da ascensão do governo de Michel Temer (PMDB), em 2016.

 

Clique para ler os textos já publicados:

Parte 1 – Um período de grandes mudanças no mundo do trabalho

Parte 2 – As reformas do Estado brasileiro durante a República: uma análise em perspectiva histórica

Parte 3 – As reformas do Estado brasileiro durante a ditadura militar

Parte 4 – Fruto das lutas anteriores, Constituição de 1988 incorpora diversos direitos sociais

Parte 5 – O ímpeto reformista pós-Constituição de 1988

Parte 6 – Governos Temer e Bolsonaro: ultraliberalismo volta ao comando do Estado

*Cacau Pereira é militante da Resistência/PSOL. Coordena o Instituto Classe Consultoria e Formação Sindical e colabora com o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS). Contatos: [email protected]