Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Petroleiros farão novo ato na sede da Petrobrás, nesta terça, 18

Ato terá início às 16h, na frente do Edifício Sede (EDISE) e contará com caravanas de petroleiros

da redação*
FNP

Ato no Rio de Janeiro, no dia 10 de fevereiro

Nesta terça-feira, 18, um novo ato será realizado no Rio de Janeiro, em apoio à greve, a “Marcha nacional em defesa do emprego, da Petrobrás e do Brasil”. Trata-se de uma manifestação muito importante, pois a greve estará em um momento decisivo, em seu 18º dia, com grande adesão, enfrentando ataques da Justiça e da direção da empresa.

Para o ato, estão sendo organizadas caravanas de várias unidades no estado do Rio de Janeiro, como os petroleiros de Duque de Caxias (Reduc) e os da Bacia de Campos e de Macaé. Apenas da Reduc, deverão sair quatro ônibus.

Também sairão caravanas de Minas Gerais e de unidades de São Paulo, como as do Litoral Paulista, onde petroleiros sairão às 07h, de ônibus. De Curitiba partirá outra delegação, trazendo trabalhadores da FAFEN (Fábrica Araucária de Fertilizantes), ameaçados de demissão. Dos 1.000 trabalhadores, cerca de 150 já receberam telegramas da empresa, comunicando a demissão.

Será a terceira manifestação unitária no Rio de Janeiro e a segunda no prédio do edifício-sede, o Edise, onde funciona a parte administrativa da Petrobrás e um símbolo da empresa. Na sexta, 13, uma passeata reuniu cerca de mil pessoas, da Candelária até à Cinelândia, em solidariedade à greve.

Mesmo com o bloqueio da imprensa e agora editoriais condenando o movimento, a greve petroleira já ultrapassou a categoria e cresce diariamente em apoio da sociedade, com movimentos solidários e de luta por todo o país e pelo mundo. No Rio de Janeiro, outras categorias estão convocando para o ato, como os professores estaduais, do SEPE, além de categorias em luta, como os trabalhadores da Casa da Moeda.

O apoio à greve é a tarefa mais importante neste momento, na conjuntura do país. É muito importante que todas as entidades, movimentos sociais e partidos e organizações de esquerda fortaleçam esse ato, com sua militância e principais lideranças nacionais, garantindo o caráter nacional do ato e contribuindo para a vitória da greve.

 


Grande marcha nacional em defesa do emprego, da Petrobrás e do Brasil

Terça, 18/02, 16h às 20h
Concentração: Edise (Ed. Sede da Petrobrás)
Av. Chile, Centro – Rio de Janeiro