Projeto ‘Aplicativo Educativo Pioneiras’ resgata mulheres que fizeram parte da história do Brasil

Iza Lourença, de Belo Horizonte, MG
Reprodução Instagram Pioneiras

Eu conheci essas “pirralhas” em uma atividade que participei em Contagem-MG e fiquei encantada com esse projeto muito legal que elas produziram e por isso não poderia deixar de divulgá-lo. O Projeto “Aplicativo Educativo Pioneiras” tem como objetivo mostrar as mulheres que se destacaram ao longo da história do Brasil, mas não fizeram parte da historiografia oficial.

Pioneiras foi idealizado pelo professor de Sociologia Frederico Alves Lopes, sendo desenvolvido pelas educandas Júlia Braga, Vitória Bispo, Maria Luísa, Ana Raquel e Mikaela Duarte, da Fundação de Ensino de Contagem – Unidade CENTEC. Atualmente, o projeto conta com a coorientação da Professora Adriana Mara Vasconcelos e a colaboração de Flora Villas e Érica Souza. As estudantes recebem bolsas de pesquisas da própria FUNEC e também do CNPq, através do PIBIC-Jr.

A elaboração do software está em desenvolvimento, através da parceria com as instituições CEFET-Contagem e FUNEC-Riacho, em código aberto. A pesquisa, até o presente momento, catalogou diversas “guerreiras” brasileiras, possibilitando o reconhecimento histórico de várias mulheres.

O estudo mostra que o protagonismo feminino foi, e é, essencial para a sociedade brasileira e mundial. Porém, no que tange a igualdade de gênero no Brasil e nos países latinos americanos ainda ocorre uma estagnação, sendo perpetuado uma violência constante contra as mulheres e pessoas trans.

O projeto traz em seu escopo a crítica sobre a invisibilidade da mulher desde a formação nacional, apontando a necessidade de um novo olhar para a trajetória das mulheres que foram e continuam sendo pioneiras nas esferas sociais e políticas, ressaltando a militância de todas e a luta contra o machismo e o preconceito perpetuado até a atualidade.

Como metodologia propõe-se a construção de uma árvore cronológica visibilizando a atuação das mulheres brasileiras, de 1500 até os dias atuais, com o recorte de cinquenta mulheres no total. A pesquisa encontra-se em andamento, em fase de desenvolvimento da plataforma digital.

O presente resultado é um protótipo do aplicativo Pioneiras, ferramenta educativa, didática e interativa. Que está sendo disponibilizado de forma gratuita, com a finalidade de ser utilizado por crianças, jovens e adultos.

Pode-se concluir que novas propostas educacionais, políticas, entre outros, que visam o reconhecimento das mulheres geram ações de redução da desigualdade de gênero que persiste no Brasil. Enfim, projetos e iniciativas a exemplo do Pioneiras são importantes para acabar com essas barreiras das desigualdades de gênero, comprovando que as mulheres brasileiras tiveram e têm extrema importância nos fatos historiográficos nacionais e mundiais.

Recentemente, o projeto Pioneiras foi premiado na III Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), ganhando o primeiro lugar geral nos projetos apresentados, sendo credenciado para participar da Feira Expociência Zama (Maio de 2020) que acontecerá na Cidade do México. Para poder representar Minas Gerais e o Brasil, as Pioneiras estão arrecadando dinheiro para custear as passagens aéreas. Para contribuir, acesse, ID:  745678.

Instagram: @pioneirasbr
Canal de youtube: Projeto Pioneiras
Facebook: projeto pioneiras (@pioneirasbr)
E-mail: [email protected]

Link Matéria Estado de Minas
Iniciativa: grupo resgata a história de mulheres pioneiras em lutas e direitos.