Pular para o conteúdo
MUNDO

Os ventos que sopram da França

Renato Fernandes, de Campinas, SP
Força Ouvriére

França-17 12 2019 Trabalhadores franceses fazem manifestações em toda a França contra a reforma da Previdencia.foto Força Ouvriére

Rosa Luxemburgo afirmava que “quem não se movimenta, não conhece as correntes que o prendem”. A classe trabalhadora francesa está justamente conhecendo essas correntes e buscando se libertar das mesmas. Já são mais de 20 dias de mobilização contra a reforma da previdência. A trégua de Natal não aconteceu e os trabalhadores continuam a exigir a retirada do projeto de Reforma da Previdência.

Qualquer militante sabe que é no momento de luta que se reforçam laços de solidariedade, camaradagem e também de criatividade dos próprios trabalhadores. É nesse momento que nós descobrimos nossas próprias forças e nosso potencial enquanto classe. Na mobilização francesa não é diferente, vejamos alguns exemplos.

Cortes de energia e religamento para os mais pobres

No setor de eletricidade, a adesão a greve é bastante alta. No primeiro dia de mobilização, a CGT indicou que mais de 85% dos trabalhadores pararam de trabalhar. Desde então, alguns setores mais mobilizados estão realizando cortes de Energia de grandes empresas, prefeituras e prédios públicos como forma de pressionar o poder público pela retirada da reforma da previdência.

Por outro lado, os trabalhadores do setor estão realizando religamento de usuários que tiveram a energia cortada em razão de dificuldades financeiras e também alimentando com uma energia mais barata para os setores mais pobres. Um grande exemplo da solidariedade de classe.

Lago dos cisnes da Ópera de Paris

Os trabalhadores da Ópera de Paris estão em greve desde o início e já protagonizaram momentos culturais durante as grandes marchas. Já foram cancelados mais de 40 espetáculos dessa que é um dos maiores centros culturais do mundo.

Os trabalhadores em greve da Ópera, na véspera do Natal, decidiram fazer um espetáculo a céu aberto de uma das obras mais clássicas do Balé: o Lago do Cisnes, de Tchaikovsky. Foi apenas um ato, porém serviu para demonstrar a importância de cada setor que está mobilizado e alimentar o espírito de solidariedade entre eles.

O caixa de greve da CGT

A prática de caixa de solidariedade (o fundo de greve no Brasil) para grevistas é uma tradição do movimento operário. Em uma luta longa, como está sendo a batalha da previdência na França, é fundamental esse tipo de solidariedade.

A principal central sindical francesa, CGT, organizou uma vaquinha pela internet para ajudar os trabalhadores em greve. Até o momento, já arrecadaram mais de € 1,3 milhões com mais de 20 mil doações. Cada trabalhador doa de acordo com suas próprias rendas para um bem maior que é a luta contra a reforma da previdência. Um grande exemplo de solidariedade e de apoio à luta. Se você também quiser doar, é só entrar nesse site e contribuir com a resistência da classe trabalhadora francesa.

Marcado como:
frança