Em clima de grande entusiasmo, PSOL lança pré-candidatura de Hilton Coelho à Prefeitura de Salvador
Publicado em: 17 de dezembro de 2019
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lançou, na noite do dia 12, quinta-feira, a pré-candidatura do deputado estadual Hilton Coelho para a disputa da Prefeitura Municipal de Salvador em 2020. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Água Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), que estava lotado por ativistas culturais, dos direitos humanos, da defesa do meio ambiente, da mobilidade urbana, da comunidade LGBT, do direito à cidade, estudantes, do movimento por moradia, entre tantos outros que querem a construção de uma nova cidade de Salvador.
Em clima de grande entusiasmo e combatividade, o lançamento contou com a presença de diversas personalidades, entre as quais o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, além de representações partidárias do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Unidade Popular pelo Socialismo (UP). Os dirigentes nacionais do PSOL, Leandro Recife e Israel Dutra estavam presentes e destacaram o papel do partido na construção de uma nova forma de sociedade.
Em seu pronunciamento, Hilton Coelho destacou que “as pesquisas mostram que o campo de esquerda, mesmo sem acesso às máquinas estadual e municipal, consegue afirmar uma posição na cidade de Salvador e, com essa composição que nós conseguimos reunir aqui nessa noite, nós temos a convicção que um programa muito forte vai ser gestado para a cidade de Salvador, que não vai ser apenas um programa ousado. Vai ser um programa vivo, com capacidade de implementação, ainda que possa impressionar, no momento inicial. O programa vai ser forte, a campanha vai ser quente e, se a cidade de Salvador nos der essa honra, nós vamos governar e fazer um governo envolvente e transformador”, disse.
Pesquisa divulgada no dia 9 de dezembro, contratada Record-TV Itapoan e realizado pelo Real Time Big Data, mostra o nome de Hilton Coelho com 2% de intenção de voto. Na pesquisa espontânea, a aceitação de Hilton Coelho é muito maior. Atinge 4 das intenções de voto. A pesquisa ouviu 850 pessoas, na última terça (3) e quarta-feira (4). A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
A candidatura de Hilton Coelho destaca que o PSOL faz oposição de esquerda ao governador Rui Costas (PT) e ao atual prefeito ACM Neto (DEM). “O DEM é o grande intelectual coletivo deste governo de retrocesso civilizatório. O candidato de ACM Neto, que é presidente nacional do DEM, vai ter que assumir na campanha e nas comunidades que apoia um governo que acabou com as aposentadorias, que rasgou a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e promove a barbárie generalizada nas relações do nosso cotidiano”.
Um manifesto que norteará o posicionamento das candidaturas do PSOL foi lido durante o ato de lançamento. No texto, destacam-se críticas à gestão de ACM Neto (DEM) e Jair Bolsonaro e Rui Costa (PT). “Teremos um programa muito forte, que vai se afirmar, fazendo uma demarcação contra posições conservadoras. Contra o governo Jair Bolsonaro, que configura um retrocesso civilizatório; e um projeto que se reafirme contra o conservadorismo do governo Rui Costa (PT). As diretrizes principais estão colocadas a partir da participação direta da população”, conclui Hilton Coelho.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo