Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Cadê o Lucas?

Jovem estudante de 14 anos desaparece no ABC Paulista após abordagem da Polícia Militar

Elber Almeida, do ABC Paulista
Reprodução

No fim da noite do dia 12 de novembro, o jovem Lucas, de 14 anos, desapareceu após abordagem da Polícia Militar na Favela do Amor, periferia de Santo André, no ABC Paulista.

Segundo o portal R7, a roupa que o garoto vestia foi encontrada próxima a uma escola da região. A mãe afirma que viu seu filho ser levado por viatura da Polícia Militar e que teve a casa invadida por policiais após o ocorrido. Lucas é estudante da E.E. Clotilde Peluso.

Os moradores da região fizeram manifestação com cartazes dizendo “queremos Lucas” e foram reprimidos violentamente pela Polícia Militar, que usou bombas de gás lacrimogênio.

Outra manifestação ocorre nesta sexta-feira, às 15 horas, próximo à Coop da Vila Luzita, em Santo André, para exigir respostas sobre o paradeiro do estudante. A Polícia Militar ainda não explicou quais viaturas estavam na ação.

Um corpo foi encontrado no Parque do Pedroso, mas sem identificação. Não existe confirmação de que é o Lucas. O irmão irá colher amostra de DNA para o exame e, mesmo que não seja o Lucas, é importante frisar que: é mais um corpo negro.

Segundo a ouvidoria da Polícia paulista, o 41º batalhão da Polícia Militar, que atua na região de Santo André, é o que mais mata. No Brasil, um jovem negro é morto por arma de fogo a cada 23 minutos.

Marcado como:
genocídio negro