Pular para o conteúdo
Colunas

Bolívia: manifestação no Rio de Janeiro marcará luta contra o golpe de estado de direita

André Freire

Historiador e membro da Coordenação Nacional da Resistência/PSOL

Na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, vai acontecer uma importante manifestação, no Rio de Janeiro, contra o golpe de estado de direita na Bolívia e de solidariedade a luta democrática do povo boliviano.O Ato público será às 16h, em frente a sede do Itamaraty, que fica na Avenida Marechal Floriano, número 196, no Centro da capital carioca.

A realização foi definida numa reunião de várias entidades, movimentos e organizações políticas, que ocorreu na última quarta-feira, na sede da CUT-RJ.
Esta atividade acontece num momento muito importante, com o crescimento muito significativo da luta contra golpe dentro da Bolívia e em toda a América Latina.

Neste momento, La Paz, Capital da Bolívia, está tomada por protestos populares e indígenas, protagonizados principalmente pelo povo trabalhador de El Alto. Estas manifestações expressam o repúdio não só ao golpe de estado, que forçou a renúncia do presidente legítimo, Evo Morales, como também a posse de uma presidenta ilegítima, ligada à direita golpista – a senadora Jeanine Añez, indicada por uma minoria de parlamentares.

Inclusive, a maioria dos parlamentares bolivianos, reunidos em outra sessão, já definiram que não irão reconhecer esta “presidenta” fantoche do imperialismo estadunidense. O governo brasileiro foi o primeiro a reconhecer essa presidenta ilegítima, mais uma vez demonstrando a vocação do neofascista Bolsonaro de desrespeitar a Soberania dos países latino-americanos.

Repúdio ao ataque na Embaixada venezuelana, em Brasília

Essa manifestação será uma boa oportunidade também para protestarmos contra a ocupação criminosa da Embaixada da Venezuela em Brasília, realizada por um grupo de militantes de extrema direita, com a participação inicial de um funcionário do Itamaraty e com apoio público de um dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro.

Nem no período da ditadura militar no Brasil assistimos à violação de Embaixadas, que são consideradas territórios invioláveis e soberanos de outros países.

O Comitê de Solidariedade a Revolução Bolivariana do Rio de Janeiro, reunido na noite da última quarta-feira, decidiu que vai emitir um pronunciamento condenando veementemente este ataque, considerado como um grave atentado contra a soberania da Venezuela.

Marcado como:
bolívia / venezuela