Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Tudo o que você precisa saber para acompanhar o curso Feminismo e Marxismo

Confira a programação, o tira-dúvidas e o kit com textos de apoio. Inscrições terminam nesta segunda (07), às 08h

da redação

O curso Feminismo e Marxismo inicia nesta segunda-feira (07), às 18h, e vai até a quinta-feira (10). A iniciativa da Escola de Formação do EOL já conta com mais de 4 mil pessoas inscritas, que receberão por e-mail, diariamente, o link para assistir as aulas, no horário que preferir.

Estamos muito felizes. Há inscrições de pessoas de todos os estados e também de outros países, como Argentina, Paraguai, Portugal, Chile, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos.

Ao final, também receberão um link para uma live exclusiva com as professoras, no dia 14, para tirar dúvidas e aprofundar o debate. Na live, serão sorteados dois exemplares do livro Ligações Perigosas: casamentos e divórcios entre marxismo e feminismo, de Cinzia Arruzza, recém lançado pela Usina Editorial.

A escola de formação também preparou um kit de apoio com indicações de textos, livros e vídeos, para ajudar nos estudos. Os arquivos estão reunidos neste link (drive com 9 MB) e o acesso está disponível para qualquer pessoa interessada.

Para que ninguém se perca no caminho, preparamos esse tira-dúvidas aí abaixo. Se ainda assim tiver faltado algo, pode escrever para a gente ([email protected]), chamar no face, etc.

Ah, e quem não conseguir se inscrever até às 08h desta segunda-feira, pode preencher o formulário para receber um aviso assim que o curso tornar-se público.

Até o curso!

 

TIRA-DÚVIDAS

1 – Estudo à noite, posso assistir a aula em outro horário?
Sim, a partir do momento em que você receber o link para assistir o vídeo, você pode assistir a qualquer momento. O vídeo estará lá, esperando você. Basta estar logada(o) com o e-mail que usou para se inscrever.

2 – Receberei certificado? As aulas valem como produção acadêmica?
Não. Trata-se de um curso livre. O objetivo é a formação política para enfrentar os difíceis tempos em que vivemos e buscar as saídas para o futuro.

3 – Haverá acessibilidade?
Para este curso, não conseguimos ainda filmar em linguagem de sinais (voluntário/as?). Mas estamos transcrevendo todas as aulas, e vamos disponibilizar a legenda, para ser ativada no youtube.

4 – Quais são os temas do curso e quem são as professoras?

Segunda-feira, 07. Aula 1 – Opressões e teoria da reprodução social
Professora: Rhaysa Ruas
Advogada popular, mestre e doutoranda na linha de Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ).

Terça-feira, 08. Aula 2 – Feminismo e Socialismo
Professora: Danielle Jardim da Silva
Professora de História da rede pública, especialista em gênero e sexualidade pelo IMS/UERJ, mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da UFF.

Quarta-feira, 09. Aula 3 – O movimento feminista na segunda metade do século XX
Professora: Pollyana Labre
Historiadora, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF.

Quinta-feira, 10. Aula 4 – A greve internacional de mulheres
Professora: Renata Vereza
Historiadora, Professora do Departamento de História e do PPGH da UFF.

5 – Qualquer pessoa pode assistir as aulas?
Só quem tiver se inscrito terá acesso, recebendo o link do youtube. Depois de 30 dias, os vídeos serão públicos.

6 – Terei que pagar alguma coisa?
Não. O curso é gratuito. Apenas pedimos que quem puder contribua com a Escola de Formação e o Esquerda Online, através de nossa campanha de financiamento coletivo. Acesse https://benfeitoria.com/esquerdaonlinerecorrente e escolha qualquer valor, a partir de R$ 15. O dinheiro é usado no site e na Escola de Formação e você pode suspender a doação quando desejar.

7 – Tenho que me inscrever no Youtube do EOL para assistir às aulas?
Não, mas pedimos que você se inscreva para que o canal cresça.