Esquerda Online abre inscrições para curso online sobre feminismo e marxismo


Publicado em: 27 de setembro de 2019

Marxismo

Carol Burgos, da Redação

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Marxismo

Carol Burgos, da Redação

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Dando continuidade às atividades sobre feminismo que aconteceram no último período no Brasil, o Esquerda Online está organizando um curso online com o tema “Feminismo e Marxismo”, aberto à participação de todas e todos que se inscreverem a partir de formulário. As aulas, ministradas por feministas especialistas no tema, iniciarão no início de outubro.

O curso, que conta com apresentação da professora da UFF Renata Vereza, terá, ao todo, quatro videoaulas, disponibilizadas no YouTube, uma a cada dia, de 7 e 10 de outubro, sempre às 18h. (As aulas ficarão disponíveis, após esse horário, para quem se inscrever)

Apresentação

A primeira aula terá o tema “Opressões e teoria da reprodução social”, ministrada pela advogada popular, mestre e doutoranda da linha de Teoria e Filosofia do Direito, da UERJ, Rhaysa Ruas. A segunda tratará de “Feminismo e Socialismo”, com a abordagem da professora de História da rede pública, especialista em gênero e sexualidade pelo IMS/UERJ, mestre e doutoranda em História pela UFF, Danielle Jardim. Já a terceira aula contará com a professora, historiadora e mestre pela UFF Pollyana Labre, com o tema “O movimento feminista da segunda metade do século XX”. A última e quarta aula será com a professora do Departamento de História da UFF, Renata Vereza.

Todo o curso será online e aberto. Para participar, basta, apenas, que seja realizada inscrição a partir deste formulário online. A iniciativa é parte do lançamento da Escola de Formação do Esquerda Online. Com tanta desinformação, fakenews e investimento de setores obscurantistas contra tudo que é ciência, pretendemos resgatar um conteúdo crítico com base marxista sobre diversos temas da sociedade. A escola pretende ajudar na informação e formação de ativistas de todo o país, e também de estudantes, trabalhadores e pessoas em geral que tenham curiosidade e vontade de aprender e trocar experiências, para unir forças para resistir aos retrocessos.

SERVIÇO

Datas: 7, 8, 9 e 10 de outubro
Inscrição: https://forms.gle/m75gxzLss7yqYKb18
Tema: “Feminismo e Marxismo”

AULAS

Aula 1 – Opressões e teoria da reprodução social
Professora: Rhaysa Ruas
Advogada popular, mestre e doutoranda na linha de Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ).

 

Aula 2 – Feminismo e Socialismo
Professora: Danielle Jardim da Silva
Professora de História da rede pública, especialista em gênero e sexualidade pelo IMS/UERJ, mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da UFF.

 

Aula 3 – O movimento feminista na segunda metade do século XX
Professora: Pollyana Labre
Historiadora, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF.

 

Aula 4 – A greve internacional de mulheres
Professora: Renata Vereza
Historiadora, Professora do Departamento de História e do PPGH da UFF.


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição