A partir de vídeos amadores, ‘Imagens de um Sonho’ explora jornada operária dentro da Petrobras
Publicado em: 26 de setembro de 2019
Desde o início dos anos 2000, quando o acesso às novas tecnologias deixou de ser privilégio da classe média, de tempos em tempos um acalorado debate reaparece no meio cinematográfico: a democratização do ato de filmar, seja através de câmeras digitais ou celulares, pode revolucionar o audiovisual com a produção de novos cineastas e filmes?
Até hoje não existe uma resposta definitiva para essa questão. ‘Imagens de um Sonho’, terceiro curta-metragem do jornalista e documentarista Leandro Olimpio, não se propõe a respondê-la. Mas contribui para o debate ao se apropriar de vídeos amadores gravados exclusivamente (há uma única e justificada exceção) por trabalhadores terceirizados da Petrobras.
Ao longo de uma década, entre os anos de 2008 e 2018, o Youtube foi invadido por imagens do dia a dia do ‘chão de fábrica’ na principal estatal do país. Mesmo que não fosse essa a intenção, filmando a si próprio o operário também filmava as transformações pelas quais passava a empresa e o país: o crescimento econômico, a formação da chamada nova classe média, a sensação do pleno emprego e o acesso dos mais pobres ao consumo.
“Com a disparada no preço do barril do petróleo e a descoberta do pré-sal, em 2008, o céu parece o limite”, comenta Olimpio na primeira parte do filme, lembrando que a Petrobras viveu um crescimento vertiginoso e foi parte da euforia que invadia o país.
Dividido em duas partes, o documentário respeita a cronologia dos fatos e, aos poucos, apresenta as contradições, limites e encruzilhadas vividas pela companhia e por sua força de trabalho. Como sabemos, a Petrobras não se destacou somente nos anos em que se dizia que “nunca fomos tão felizes”. Para sua desgraça, este protagonismo ganhou ainda mais força ao se tornar, a partir de 2014, no epicentro da crise econômica, social e política do país.
Em seu último trabalho, ‘Elza’, escolhido pelo público do 16º Curta Santos como melhor filme na categoria Olhar Caiçara, o diretor lança mão da locução em primeira pessoa. Em uma espécie de ensaio sobre sua avó e o papel da memória, o diretor se implica enquanto realizador e protagonista da história retratada. Em ‘Imagens de um Sonho’, mais uma vez temos a companhia de sua voz, mas o procedimento se concretiza de modo distinto. Com presença mais sóbria e distante, não se trata mais de um personagem da história, mas de um observador que se propõe a estudar as imagens selecionadas.
A observação e organização minuciosas do material pesquisado, materializadas por meio da montagem e escolha da locução como dispositivo de mediação, permitem ao diretor ressignificar o sentido das imagens. Se em estado bruto e dispersas no vasto mundo da internet não eram mais do que fragmentos da vida operária, ao serem lapidadas se convertem num valioso documento histórico.
Estreia
A estreia ocorrerá no 17º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos, que acontece de 1 a 5 de outubro. Selecionado para a categoria Olhar Caiçara, que reúne filmes da Baixada Santista, o curta será exibido na próxima quarta-feira (02), às 19h30, em quatro espaços de exibição simultaneamente (mais informações podem ser encontradas aqui). Além de inscrever o filme no circuito independente de festivais do país, a intenção do diretor é promover novas exibições públicas. “Aqui na Baixada Santista a intenção é exibir o documentário em Cubatão, onde há uma forte concentração operária, e exibi-lo novamente em Santos, aí talvez combinado com um discussão mais ampla sobre o que a própria classe operária”, explica Olimpio.
Abaixo, confira o trailer
Sinopse
Composto de vídeos publicados no Youtube por terceirizados da Petrobras, o filme explora um capítulo importante do país através de fragmentos da vida operária dentro e fora da fábrica. Com suas próprias mãos, a classe trabalhadora registra – ao longo de uma década (2008-2018) – as alegrias e dissabores de sua jornada.
Ficha técnica
Direção/Roteiro/Montagem/
Produção | André Garcia e Lufe Bollini
Produtora | Kino-cobra Filmes
Contato
[email protected]
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo