Frente em Defesa da Soberania se reúne no Rio de Janeiro: 03 de outubro será um grande dia de luta
Publicado em: 18 de setembro de 2019
Ouça agora a Notícia:
No dia 9 de setembro ocorreu no Rio de Janeiro, na sede do Sindicato dos Engenheiros (Senge), uma reunião da Frente em defesa da Soberania com entidades sindicais de diversas estatais, centrais e movimentos sociais.
No encontro foi reforçado que o 3 de outubro será o “Dia Nacional de Luta Pela Soberania Nacional e Contra as Privatizações”. A data foi escolhida pelo caráter simbólico de ser aniversário da criação da Petrobrás. A ideia é chamar uma grande e ampla plenária de mobilização para a semana anterior envolvendo Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, demais centrais e outros setores como AEPET.
A proposta é realizar no Rio de Janeiro um ato com peso nacional, em função de ser a maior concentração de estatais fora de Brasília, e também por ser sede de estatais importantes como a Petrobrás e a Casa da Moeda.Após esta primeira reunião somaram-se na construção diversas outras entidades e outros encaminhamentos foram feitos no encontro no SENGE que foi realizado no dia 12 de setembro. Estavam presentes também entidades da educação como Andes, Sinasefe e UNE entre outras.
Foi decidido dividir as atividades em dois dias, nos dias 02 e 03. No dia 02, terá início a greve de 48 horas da educação. No dia 03 ocorrerá uma atividade de rua, com a sugestão de realizar atividades descentralizadas durante o turno da manhã, com concentração a partir das 15h na Eletrobrás na Candelária, Centro do Rio. A partir de 17h acontece uma caminhada em direção ao quadrilátero das estatais (Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES); com falas na concentração e dispersão, fechando o ato com uma atividade cultural.
Foram divulgadas atividades importantes que serão o “esquenta” para o 03 de Outubro:
20/09 – Dia de luta/Greve Mundial do Clima;
24/09 – Plenária de Mobilização (no Senge);
02/10 – Greve de 48h da educação com atividades dos Institutos de Ensino Superior (IES) de portas abertas
03/10 – Grandes mobilizações do Dia Nacional de Luta.
A plenária de mobilização será realizada no dia 24 de setembro no Senge. Todos estão convidados para participar dessa construção.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo