Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Dia 25: Marchas das mulheres negras acontecem nesta quinta em São Paulo, Belém e Salvador

No Rio de Janeiro, a caminhada será no domingo, 28, em Copacabana

da redação
Facebook / Marcha das Mulheres Negras de Pernambuco

Esta quinta-feira, 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, será marcada por marchas em três capitais, além de atividades em diversas cidades e nos demais países. A data foi marcada internacionalmente após o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, que aconteceu em 1922, em Santo Domingo, na República Dominicana. No Brasil, o dia 25 também é o dia nacional de Tereza de Benguela e da mulher negra.

Esta é a primeira vez que a marcha se realiza sob o governo Bolsonaro, cujos seis primeiros meses foram marcados pelo aumento da violência policial contra a população negra nas comunidades e favelas, pela retirada de direitos, entre outros retrocessos que atingem as mulheres negras.

As marchas provocam uma reflexão sobre a invisibilidade das mulheres negras que têm suas vidas cotidianamente marcadas não apenas pelo machismo, mas pelo racismo. Um exemplo desta relação entre raça e classe foi revelado pelo Atlas da Violência, do IPEA. Enquanto a taxa de homicídio teve aumento de 29,9% para mulheres negras, entre 2007 e 2017, a mesma taxa subiu apenas 1,6% para mulheres não negras. Portanto, neste dia 25 e ao longo de todo o mês de julho, as mulheres negras estarão nas ruas, contra o machismo, o racismo e os retrocessos do governo Bolsonaro.

 

Confira os locais dos atos:

São Paulo (SP)
Quinta, 25, 17h30
Concentração: Praça da República

Salvador (BA)
Quinta, 25, 13h
Concentração: Praça da Piedade.

Belém (PA)
Quinta, 25, 16h
Concentração: Avenida Rio Tucunduba, do bairro Guamá.

Rio de Janeiro (RJ)
Domingo, 28, 10h
Concentração: Posto 4 – Copacabana