Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Começa o 57º Congresso da UNE. Leia a saudação do Afronte

Coletivo Afronte
reprodução

Bem-vindas e bem-vindos ao CONUNE!

Nós do Afronte! queremos saudar todas as delegações e ativistas que estão presentes em Brasília para o 57º Congresso da UNE – União Nacional dos Estudantes. Sabemos de todo o esforço para chegar até aqui, em especial diante de um cenário político tão difícil como o que vivemos no Brasil.

O congresso desse ano será o mais desafiador dos últimos tempos e terá a responsabilidade de preparar um contundente calendário de lutas e de resistência para o próximo período. A juventude brasileira e o movimento estudantil protagonizaram importantes mobilizações nos últimos meses e têm a responsabilidade de seguir nas ruas para derrotar Bolsonaro, Weintraub e a extrema-direita.

Nós do Afronte! vamos batalhar para que o CONUNE de 2019 seja um verdadeiro espaço de debate e armação política, para que seja uma assembleia nacional daqueles que construíram as mobilizações e que paralisaram suas universidades nos dias 15 e 30 de maio, assim como da juventude trabalhadora, que segue enfrentando a aprovação da reforma da previdência e da juventude negra que resiste à violência policial.

Acreditamos que nos próximos meses a UNE precisa estar preparada para cumprir um importante papel na organização dos estudantes em defesa das liberdades democráticas, de justiça por Marielle, da liberdade de Lula e por um basta na violência política que tomou conta do país. Segue ainda, a batalha contra a reforma da previdência, que facilita a vida dos mais ricos, penalizando os mais pobres. Entendemos que ainda existe muito a ser feito por nossa entidade, começando pela retomada da relação com as bases estudantis e o trabalho cotidiano em cada universidade do país.

Nós do Afronte assinamos a tese Juventude Sem Medo: Ocupar As Ruas, Semear O Futuro, ao lado de outros oito coletivos, incluindo o MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto. Temos o PSOL 50 como um importante aliado nas lutas. Nossa tese elegeu delegados para o CONUNE em todas as regiões do país e chega ao Congresso para defender um projeto de entidade combativa, independente e aliada aos trabalhadores. Nos procure, conheça o Afronte!, e a Juventude sem Medo!