Estação Cidadania | Greve Geral na Baixada Santista terá ato unificado em Santos, às 17 horas


Leandro olimpio, de Santos, SP
Leandro Olimpio

Palco dos dois atos em defesa da educação, nos dias 15 e 30 de maio, a Estação Cidadania, em Santos, foi o local escolhido para o Ato Unificado que encerrará as ações da próxima sexta-feira, 14 de junho, dia de greve geral em todo o país. A concentração será às 17 horas.

Dessa vez com o movimento sindical à frente, trabalhadores e estudantes novamente estarão em luta contra a reforma da previdência, os cortes na educação e as privatizações das estatais, em especial das refinarias, da Eletrobrás, dos Correios e do pré-sal. 

Desde o o início do mês, com a 1ª reunião de organização no dia 3, no Sindipetro, e, mais recentemente, no dia 10, no Sindaport, a preparação da greve geral vem repetindo a articulação dos massivos atos em defesa da educação (15M e 30M), quando os movimentos sindical e estudantil uniram esforços para organizar as manifestações.

Na noite da última terça-feira (11), foi a vez dos estudantes da Unifesp BS, em assembleia na unidade Silva Jardim, aprovar a adesão à greve geral e ato unificado. E na última quarta-feira (12), pela manhã, dirigentes sindicais, representantes das centrais e do movimento estudantil concederam entrevista coletiva à imprensa, no Sindicato dos Bancários, em Santos, anunciando que várias categorias irão cruzar os braços.

Diversos setores já confirmaram adesão à greve geral na Baixada Santista, como os trabalhadores do transporte público; portuários e trabalhadores da estiva; petroleiros; bancários; servidores de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá; servidores federais da educação e professores da rede municipal de Cubatão, dentre outras categorias que também tiveram a adesão aprovada em assembleias estaduais, como é o caso do do Judiciário Estadual e Federal, além da Apeoesp.

A expectativa é de que a greve geral desta sexta-feira seja tão ou mais forte que a greve geral de de 2017. Motivos não faltam para que ela seja superior, o que está em jogo são nossas aposentadorias, o futuro da nossa juventude e a soberania nacional. Todas e todos, vamos juntos construir a Greve Geral!