Pular para o conteúdo
BRASIL

Deputados bolsonaristas tumultuam audiência pública na UERJ, sobre cotas

Cíntia Teixeira, do Rio de Janeiro, RJ
Reprodução TVT

Nesta segunda-feira, 10 de junho, ocorreu uma audiência pública organizada pelas Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sendo representadas pelos deputados estaduais Flavio Serafini, Dani Monteiro, Monica Francisco e Renata Souza, do PSOL; Carlos Minc (PSB) e Waldeck Carneiro (PT), sobre o Projeto de Lei que altera a lei de cotas das Universidades Estaduais, acabando com a cota racial. Com a presença do autor do PL, o Deputado Rodrigo Amorim e membros da bancada de seu partido, PSL, a audiência ocorreu dentro da UERJ, na Capela Ecumênica do campus da Universidade. Os deputados Rodrigo Amorim, que em campanha quebrou a placa da vereadora Marielle Franco, e Alexandre Knoploch mantiveram suas posturas agressivas e provocadoras, tentando desqualificar e anular a audiência pública, sem sucesso.

Orgulho da comunidade Uerjiana que foi contundente e firme na defesa das cotas raciais da universidade e na defesa da autonomia universitária. Em torno de 500 participantes, entre alunos, professores, técnicos administrativos e ex-alunos, foram em apoio e em defesa ombro a ombro da nossa instituição.

Com murros na mesa, dedo na cara, falas agressivas de Alexandre Knoploch e Rodrigo Amorim tentaram constranger a representante da Reitoria, a sub-reitora de Graduação da UERJ, e não satisfeitos seguiram com falas racistas (um estudante negro chegou a ser chamado de “macaco”); fazendo sinais de armas para o público (como fazem nas maiorias das sessões da ALERJ); e, para coroar as provocações, mesmo sob a defesa de duas linhas de professores e estudantes que os defendiam do público indignado com o que viram e escutaram, conseguiram dar um soco num rapaz. Outro estudante foi atingido por uma coronhada e foi necessário chamar uma ambulância. Desrespeitando a Reitoria, ainda chamaram a PM colocando no interior da universidade três viaturas, cujos policiais teriam entrado na universidade portando suas armas.

A UERJ sempre foi inclusiva, aberta para debates e nunca tolerou posturas fascistas e racistas no ambiente acadêmico. Todos ex-alunos e alunos, assim como seu corpo técnico administrativo e docente, têm o imenso orgulho de seu pioneirismo e sucesso no programa de cotas, expressão usada pela Sub Reitora ao microfone na audiência, como parte da reparação histórica. Os deputados podem divergir dessa posição, mas não aceitamos o desrespeito e a violência como forma de conduzir o debate político, que parece ser a tônica de sua condução. Lembramos que, há pouco mais de uma semana, foram derrotados na Alerj, na tentativa de criação de uma CPI das Universidades estaduais. Não Passarão!

VÍDEO – Reportagem da TVT mostra o momento em que deputado do PSL agride um estudante

 

VÍDEO
Veja a fala de Guilherme Abelha, professor da UERJ: “O maior CR de todos os tempos de Ciência da Computação é de um cotista”

Marcado como:
cotas raciais / psl / UERJ