Pular para o conteúdo
BRASIL

Bolsonaro: cidadão de Belém?

Câmara de Vereadores de Belém e a Assembleia Legistativa aprovaram títulos para Bolsonaro

Gizelle Freitas, de Belém (PA)

Na contramão das potentes manifestações que tomaram conta das ruas de Belém tanto no dia 15 quanto no 30 de maio, contra os cortes do governo Bolsonaro à educação, neste dia 11 de junho, a Câmara Municipal de Vereadores de Belém aprovou por maioria, o projeto de autoria do vereador Sargento Silvano (PSD), de conceder o título de Cidadão de Belém a Bolsonaro.

Um verdadeiro escárnio, com este título a maioria dos vereadores fazem apologia ao ódio, ao feminicídio, ao crescimento do genocídio do povo negro nas periferias, a perda da aposentadoria (vide a reforma da previdência de Bolsonaro/Guedes), aos cortes de verbas na educação. Dos 25 vereadores presentes somente 5 votaram contra, dentre estes o vereador Fernando Carneiro e a vereadora Nazaré Lima, ambos do PSOL, e outros 2 vereadores disseram ter votado contra mas não afirmaram na tribuna, portanto, não há como ter clareza se o voto foi contra ou a favor. O fato é que a maioria absoluta dos vereadores de Belém governam contra o povo, no mês de maio apenas uma sessão teve quórum, mesmo tendo pautas urgentes para discussão como a questão do lixão e do aumento da tarifa de ônibus, bem diferente desta sessão que os parlamentares compareceram em peso para reafirmar de que lado estão.

Mas além da Câmara Municipal, ainda nesta terça, a Assembleia Legislativa do Estado também resolveu, vergonhosamente e por meio do voto secreto, conceder o título de Cidadão Honorífico do Estado do Pará a Bolsonaro, projeto de autoria do deputado Delegado Caveira (PP), foram 22 votos a favor, 5 votaram contra, dentre estes a Deputada Estadual Marinor Brito (PSOL) e 3 se abstiveram. No dia 13 agora, véspera da greve geral, Bolsonaro virá a Belém para participar da comemoração do aniversário de 108 anos da igreja Assembleia de Deus no Brasil. Portanto, as bancadas evangélicas ultra conservadoras e a bancada da bala das duas casas, querem receber seu “chefe maior” com toda honraria, enquanto viram às costas para o povo da capital e do Estado.     

Esses títulos concedidos pela maioria de vereadores e de deputados não refletem o posicionamento do povo de Belém, que no segundo turno da eleição presidencial de 2018, disse #ELENÃO nas urnas.

Em resposta, nós que temos no sangue a revolta da Cabanagem, que fizemos duas gigantes marchas contra o então candidato da extrema direita, que fomos maiores ainda no 15M e no 30M, estaremos com toda força nas ruas nesse 14 de junho, dia da greve geral, em defesa da aposentadoria, contra a destruição da educação, mas também exigindo a renúncia de Sergio Moro e por Lula Livre. Vamos derrotar o governo Bolsonaro nas ruas.  

 

VEJA QUEM VOTOU A FAVOR

Elaboração Vereador Fernando Carneiro (PSOL)

Marcado como:
Belem