Argentina: nova Greve Geral enfrenta governo Macri e seus planos de ajustes

Da Redação
Javier Cortez

O atual governo de direita da Argentina, aliado de Trump e Bolsonaro, vem buscando implementar um plano de ajuste econômico que ataca fortemente os direitos sociais da maioria do povo trabalhador argentino. E vem enfrentando forte resistência popular. Hoje, dia 29 de maio, acontece a sexta Greve Geral na Argentina durante o governo do presidente Macri, a primeira neste ano.

Hoje é dia histórico para o movimento operário argentino. No dia 29 de maio de 1969 se iniciava uma insurreição popular conhecida como “Cordobazzo”. Um grande movimento dos trabalhadores e do povo, que começou na cidade argentina de Córdoba, mas depois se espalhou para outras regiões do país.

Cordobazzo

Portanto, neste dia histórico, a classe trabalhadora argentina volta a protagonizar um grande dia de luta em defesa de seus direitos e contra a entrega da soberania do país aos interesses imperialistas.

Desde o Brasil, o Portal Esquerda Online transmite todo o seu apoio ao movimento legítimo dos trabalhadores argentinos.

Amanhã, no 30M, a juventude e os profissionais de educação brasileiros voltarão às ruas do Brasil, para defender a educação pública e a previdência social, que estão sendo fortemente atacadas pelo governo de extrema-direita de Bolsonaro. E, no próximo dia 14 de junho, seguimos o caminho dos irmãos argentinos, construindo uma forte Greve Geral no Brasil.

Vamos derrotar Bolsonaro e Macri nas ruas!