Pular para o conteúdo
MUNDO

Paquistão urgente: libertem Ali Wazir já!

Editoria Internacional
Reuters

O exército acusou Ali Wazir (à esquerda na foto) e Mohsin Dawar (de camisa branca) de liderar um ataque a um posto de controle.

Recebemos, nesta segunda-feira (27), a notícia da prisão de Ali Wazir, e do desaparecimento de Moshin Dawar, deputados da Assembleia Nacional do Paquistão. Expressamos nossa total solidariedade com os companheiros que foram feridos e com os familiares dos três mortos, segundo os relatos.  E nos somamos na luta solidária e internacional pela liberdade de Ali e o aparecimento de Moshin Dawar.

Abaixo, publicamos a nota da Frente de Esquerda de Lahore – Paquistão:

Declaração da Frente de Esquerda Lahore

Na manhã de domingo, 26 de maio de 2019, ocorreu um protesto contra os abusos e a violência policial, numa busca militar a um suposto assalto. O protesto aconteceu no posto de controle de Kharqamar, Boya, no Waziristão do Norte.

Ali Wazir e Mohsin Dawar, Deputados da Assembléia Nacional do Paquistão, chegaram ao local para apoiar o protesto em uma caravana de Bannu. Uma onda de entusiasmo surgiu entre aqueles que protestavam contra essa brutal operação de busca militar na área.

Segundo os moradores, essa busca começou no sábado. Os policiais diziam que houve uma denúncia contra uma moradora. Os trabalhadores do PTM (Movimento de Proteção Pashtun, sigla em inglês) acompanhavam a situação e tudo parecia uma encenação.

Os manifestantes começaram a gritar palavras de ordem e um confronto se instalou entre os manifestantes e as tropas militares, que estavam sitiando a área.

No confronto, os militares dispararam contra os manifestantes, atingindo dezenas de pessoas e deixando três manifestantes mortos e 45 feridos, de acordo com um comunicado militar. Neste confronto, uma bala das forças do estado também teria ferido o deputado Mohsin Dawar.

De acordo com o ISPR (Instituto de Segurança Regional do Paquistão), Ali Wazir junto com oito de seus camaradas foi preso pelos militares. O comunicado de imprensa do ISPR acusou os deputados e seus companheiros presentes de disparar contra os militares.

Mohsin Dawar e Ali Wazir foram eleitos membros da Assembleia Nacional em julho de 2018, representando o Waziristão do Norte e o Waziristão do Sul. Meses antes de suas eleições, ambos surgiram como líderes populares do Movimento Pashtun Tahafaz (Defesa) – PTM.

A PTM vem exigindo o fim do apoio estatal à facção dos talibãs, a reabilitação dos cidadãos tribais deslocados pelas operações militares e o fim dos excessos militares nas áreas pashtuns.

O membro do parlamento preso é marxista e simboliza as lutas e a resistência do povo local contra o Taleban patrocinado pelo Estado, 13 membros de sua família, incluindo seu pai e irmãos, foram assassinados pelos talibãs.

Pashtun constitui a terceira maior comunidade étnica do Paquistão e habita em grande parte na área que faz fronteira com o Afeganistão.

De fato, esta região foi submetida a falsas representações por forças coloniais britânicas por mais de um século.

A imposição da violência pelas forças do governo mostra o desespero entre os altos escalões do Estado para esmagar este movimento através do controle completo da grande mídia, da elite política e seus partidos, o atual regime de direita de Imran Khan e de outras forças sob seu comando.

A Frente de Esquerda de Lahore condena totalmente esta brutalidade das forças militares, de atirarem contra o povo e ativistas desarmados.

Expressamos a nossa profunda solidariedade e condolências às famílias e amigos dos mártires que hoje perderam a vida e exigem a punição dos responsáveis ​​por este terrivel ataque a manifestantes pacíficos.

Nós exigimos:

– A libertação imediata e incondicional de Ali Wazir, e a garantir sua segurança.

– O estado deve informar imediatamente o paradeiro de Mohsin Dawar, e garantir sua segurança.

– A retirada imediata das forças armadas das antigas áreas das FATA e o fim do toque de recolher imposto nestas áreas.

– A aceitação de todas as reivindicações que já foram reconhecidas como legítimas pelos generais e pelo primeiro-ministro, em declarações públicas.

A Frente de Esquerda apóia plenamente as demandas sociais, econômicas, culturais e políticas apresentadas nesta luta contra a opressão, a exploração e a miséria.

Frente de Esquerda de Lahore:

– Dr. Lal Khan,

Editor Asian Marxist Review

– Farooq Tariq

Porta-voz do Partido dos Trabalhadores Awami

-Dr. Taimur Rehman

Secretário geral

Paquistão Mazdoor Kissan Party

Publicação original em Marixistreview

Marcado como:
paquistão