Marcha da Maconha Contagem chega à 5ª edição defendendo a regulamentação

Coletivo Marcha da Maconha Contagem
Arte Fábio Coelho

Vem aí a Marcha da Maconha Contagem 2019. Os contagenses vão às ruas pelo quinto ano consecutivo requerer a legalização da planta cannabis. Em evento especial de cinco anos, o movimento levanta a bandeira da regulamentação para uso medicinal, religioso, industrial e do plantio da erva para consumo.

A manifestação ocorrerá no dia 18 de maio, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e traz como lema: “Mais Planta, Menos Lama”, em referência aos crimes da empresa Vale, nas cidades de Mariana e Brumadinho, que deixaram mais de 300 pessoas mortas e desaparecidas, matando os Rios Doce e Paraopeba.

A Marcha da Maconha Contagem se insere no Coletivo organizado nacionalmente Marcha da Maconha Brasil, que é um movimento social, cultural e político, cujo objetivo é levantar o debate sobre a proibição hoje vigente em nosso país em relação ao plantio e consumo das plantas Cannabis. Também é nosso entendimento que o potencial econômico e industrial dos produtos feitos de cânhamo deve ser explorado, especialmente quando isto for adequado sob o ponto de vista ambiental.

A Marcha da Maconha não é um movimento de apologia ou incentivo ao uso de qualquer substância, o que inclui a Cannabis. No entanto, partilhamos do entendimento de que a política proibicionista radical hoje vigente no Brasil é um completo fracasso e que cobra um alto preço em vidas humanas e recursos públicos desperdiçados.

Jovens negros e pobres estão sendo assassinados cotidianamente nessa guerra fracassada, que serve para controlar e encarcerar a juventude negra do país. Experiências de países como Uruguai, México, Holanda e Estados Unidos precisam ser estudadas e debatidas.

A cada ano, o movimento pró-legalização cresce em Contagem, e nesta edição teremos os seguintes shows na finalização da Marcha na Praça do Apoema: Lucas Rasta, DJ Mujica, DJ Fill Maia, Big Bass Theory e Batalha da Jabu.

Se você também pensa que precisamos de mudanças, marque na agenda e convide a família e amigos, pois vale destacar que a Marcha da Maconha é um movimento pacífico e legítimo garantido por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal, de acordo com a ADPF 187, julgada em novembro de 2011.

O mesmo STF irá votar a descriminalização do porte de drogas em 5 de junho de 2019. Com um julgamento de 11 ministros, os três primeiros votos já foram pela descriminalização do porte e consumo da cannabis, Infelizmente, desde a nebulosa morte do Ministro Teori Zavascki, em 2017, o processo se encontra parado, mas voltará agora, com data marcada.

Nossa pauta é a regulamentação do plantio caseiro, liberando para cada pessoa o direito de ter até dez plantas em casa. Diminuindo assim, o mercado ilícito e a violência crescente.

Abaixo, as atividades que compõem o Maio Verde: 

Roda de Conversa “O Mito da Erva”

Data: 11 de maio de 2019 – Sábado

Praça Paulo Pinheiro Chagas (Pracinha do Epa) – Bairro Eldorado

Horário: 16:20h

Evento no Facebook

5ª Marcha Maconha Contagem
Data: 18 de maio de 2019 – Sábado
Praça Paulo Pinheiro Chagas (Pracinha Epa) – Bairro Eldorado
Concentração: 14:20h – Saída: 16:20
Evento no Facebook

11ª Marcha Maconha Belo Horizonte
Data: 25 de maio de 2019 – Sábado
Praça da Estação
Concentração: 13:20h – Saída: 16:20
Evento no Facebook

No panfleto distribuído pelo Coletivo Marcha da Maconha Contagem contém resumidamente alguns motivos para se defender a legalização e regulamentação total da maconha em território nacional:

  • As drogas são liberadas no Brasil, comercializada em qualquer esquina, sem controle de produção ou qualidade, inclusive para crianças.
  • 796 mil presos temos atualmente. Terceira maior população carcerária do mundo, maioria jovens negros e pobres, sem antecedentes criminais.
  • E armar a população é a solução? Não! A saída é a regulamentação do plantio da Cannabis.
  • Com a regulamentação as pessoas poderão plantar em casa, diminuindo o comércio ilegal, enfraquecendo-o.
  • No comércio de maconha regulamentado as empresas pagarão imposto, que será revertido em saúde e educação.
  • Chile, Uruguai, Canadá, EUA, e outros, estão regulamentando. Vamos aprender com essas experiências.

Chega de lama, cultive as plantas!

Cartaz

 

Arte Fábio Coelho
Cartaz da Marcha