Pular para o conteúdo
BRASIL

A polícia que mais mata… negros e pobres

Da Redação
Maré Vive

Estudantes correm de escola na Maré, durante operação policial

A política de “guerra aos pobres e negros” vem crescendo no governo de Wilson Witzel (PSC-RJ), no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (6), uma operação das polícias provocou pânico na população do Complexo de Favelas da Maré. Novamente com tiros indiscriminados, disparados de helicópteros, a polícia deixou crianças expostas na saída das escolas da região. De acordo com informação divulgada pelo Portal G1, o saldo até agora é de oito mortos nesta operação.

O alvo destas ações é bem nítido: a esmagadora maioria dos que morrem são jovens negros e pobres das favelas e bairros de periferia das cidades do Estado do Rio de Janeiro. A maioria deles, inclusive, sem antecedentes criminais.

Segundo o Instituto de Segurança Publica (ISP), no primeiro trimestre de 2019 os três primeiros meses da gestão do governador Wilson Witzel, as mortes geradas diretamente por agentes de segurança do Estado chegaram a 434, no Rio de Janeiro.
É um record macabro: foi o maior número de mortes geradas por policiais num trimestre, numa série histórica iniciada em 1998; além de representar um aumento de 41,8% em relação as mortes no primeiro trimestre de 2018.

Vídeo mostra helicóptero disparando tiros na região

Vidas negras importam !

Marcado como:
Racismo