Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Todo apoio à greve dos garis do Rio de Janeiro

Leia o manifesto assinado por entidades e organizações políticas

Manifesto

Histórica greve dos garis em 2014

Os trabalhadores da COMLURB decidiram em assembleia iniciar greve a partir da 0h de segunda feira (22/04), exercendo seu legitimo direito de livre manifestação. Com esse texto manifestamos nosso apoio a esse movimento e apelamos para a negociação e o atendimento das reivindicações dos grevistas.

Os garis são importantes

Nas enchentes que atingiram o Rio, o mundo todo viu os garis arriscando a sua própria vida, trabalhando em condições adversas, muitas vezes sem os Equipamentos de Proteção Individual adequados. Faça chuva ou faça sol, os trabalhadores e trabalhadoras da COMLURB mantem a cidade limpa. Fazem a limpeza das escolas e ajudam a fazer as refeições de milhares de crianças nas escolas municipais. Mesmo sendo muito importantes para a cidade os garis não recebem a devida valorização.

A prefeitura de Crivella desrespeita a categoria

O prefeito Crivella desrespeita inúmeros direitos dessa categoria: – Não pagou para maioria da categoria o Acordo de Resultados depois de termos alcançados as metas estabelecidas. – Não cumpriu com a implementação integral do Plano de Carreira cuja a atualização havia sido prometida desde a greve de 2014. – Não garantiu o pagamento da insalubridade para os setores que trabalham em ambiente prejudicial à saúde. – Não garantiu a gratificação de coleta a todos os que trabalham na remoção do lixo domiciliar.

Arrocho para a COMLURB

A prefeitura anunciou o reajuste de todas as empresas públicas do município. A proposta da prefeitura é que a categoria receba 3,73%, enquanto outras vão receber de 6% a 12%. A reivindicação da categoria é de um reajuste de 10% no salário e no ticket. Isso representa um impacto de apenas 2% no orçamento da COMLURB. A prefeitura se nega a apresentar uma proposta justa enquanto cria novas secretarias e paga dívidas duvidosas da gestão anterior. Ao invés de melhorar o serviço público o prefeito cuida apenas de sua própria salvação, tentando abafar CPI’s e se livrar do impeachment.
Esses ataques são fruto de uma lógica nacional de retirada de direitos, arrocho salarial e privatizações que vem sendo apresenta por Bolsonaro e o seu Ministro Paulo Guedes.

A prefeitura e a COMLURB precisam negociar e atender as reivindicações

Durante mais de dois meses tentamos negociar. Apelando a inúmeras instâncias para que uma negociação efetiva fosse encaminhada com a categoria (Ministério Público do Trabalho, câmara de vereadores, etc) mas a prefeitura e a diretoria da COMLURB se mantiveram intransigentes. Por isso a categoria votou greve.
Apelamos a que o prefeito e a direção da COMLLURB mudem de postura e negociem, atendendo as reivindicações da categoria. Convidamos toda a sociedade a abraçar e cercar de solidariedade essa justa greve.

Assinam

1- SINTUFF (Sindicato dos Trabalhadores da UFF)
2- SINTECT-RJ (Sindicato da Empresa de Correio e Telégrafos do Rio de Janeiro)
3- Vereador Babá (PSOL-RJ)
4- Plínio de Arruda Sampaio Jr
5- Nildo Ouriques
6- Alternativa Socialista Nova Práxis
7- Sindicato dos Químicos de SJC
8- Vereador Renato Cinco
9- Deputado Flávio Serafini
10- Subverta
11- Deputada Federal Taliria Petrone
12- Robério Paulino
13- Salomão Gurgel
14- Modesto Neto
 15- vereador David Miranda
 16- vereador Paulo Pinheiro
17- juventude Vamos a luta
18- Deputado Eliomar Coelho
 19- Deputado Federal Glauber Braga
20- vereador Tarcisio Mota
21- Sindpetro RJ
22- FNP (Federação Nacional dos Petroleiros)
23- Intersindical – Central da Classe Trabalhadora
24-WebRadioCensuraLivre
25- deputada federal Fernanda Melchiona
26- deputada federal Samia Bonfim
 27- Executiva Estadual do Psol Rj
28- Rosi Messias, Diretório Nacional do PSOL
29- Combate  – Classista e pela Base
30- Resistência – PSOL
Marcado como:
greve