Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Nota do PSOL-PR contra o golpe no SINDITEST-PR

“Vale tudo” pela direção sindical ameaça 650 trabalhadores

Executiva Estadual do PSOL-PR e Diretório Municipal do PSOL Curitiba

Desde a última sexta-feira há uma grave crise no SINDITEST. Circulam denúncias de golpe contra a democracia sindical. Tudo teria começado depois das eleições para a diretoria do sindicato, em que as chapas derrotadas recorreram à “justiça” da “República de Curitiba” contra decisão. Nada mais oportunista e irresponsável.

Para anular a vitória da Chapa 2, a Chapa 3 (DS/PT/Ressignificar, UNIR e PCdoB/CTB) pediu que a justiça excluísse da base do SINDITEST os trabalhadores da FUNPAR/HC, os mais precarizados da categoria, alegando que estes não fazem parte do sindicato e, portanto, não poderiam votar. Com isso, a chapa 3 seria considerada vitoriosa.

Agora, numa decisão altamente questionável, o judiciário determinou a posse da Chapa 3 – última colocada nas eleições, mediante a anulação de três urnas. Paralelamente, 650 trabalhadores praticamente serão expulsos da representação sindical, justamente num momento em que estão mais vulneráveis diante dos recorrentes ataques do governo e da patronal.

O mais absurdo é o fato de nunca antes ter havido qualquer questionamento quanto à participação sindical desses trabalhadores. Eles sempre foram parte ativa do sindicato, participando de diferentes eleições, já tendo servido para eleger delegados sindicais ligados às mesmas chapas e, inclusive, agora, estavam nas três chapas. Foi somente depois de conhecer o resultado eleitoral que as chapas derrotadas questionaram a representatividade sindical dos trabalhadores da FUNPAR/HC.

Ou seja, de forma completamente irresponsável com os(as) trabalhadores(as), as chapas derrotadas “rifaram” a defesa de 650 trabalhadores com o objetivo único de assumir, no tapetão, a direção do sindicato.

Não vivemos uma conjuntura favorável. Os trabalhadores em geral já estão com a corda no pescoço e é inaceitável que oportunistas fragilizem um sindicato tão importante e combativo como o SINDITEST-PR tem sido, simplesmente por não aceitar a derrota nas eleições. Não é aceitável que haja o vale-tudo pelo aparato sindical, em detrimento do necessário fortalecimento da unidade e coesão da classe trabalhadora, principalmente diante dessa situação reacionária que nos atinge.

Deste modo, a Executiva do PSOL Paraná se solidariza com a atual direção do SINDITEST-PR e a Chapa 2, eleita democraticamente, ao mesmo tempo que denunciamos a irresponsabilidade dos membros das chapas 1 e 3.

Exigimos que as direções do PT e PCdoB posicionem-se sobre tal situação, de modo que seja respeitado o resultado da eleição e se busque uma saída política, em vez de um golpe judicial que visa, claramente, dividir nossa classe e rifar a base de terceirizados que sempre fizeram parte da construção do sindicato.

A perspectiva da unidade pra lutar contra Bolsonaro e os retrocessos devem estar em primeiro plano!

PELA POSSE DA CHAPA 2!

“Paz entre nós, guerra aos Senhores!”

 

15 de abril de 2019

 

Executiva Estadual do PSOL-PR e Diretório Municipal do PSOL Curitiba