Pular para o conteúdo
BRASIL

Partido de Bolsonaro tenta impor censura à UFRJ

Jorge Alves*, do Rio de Janeiro, RJ

Em mais um episódio da ofensiva da extrema-direita contra a liberdade de expressão nas universidades, o Diretório Municipal do PSL de Niterói encaminhou ofício ao Reitor da UFRJ, Roberto Leher, exigindo o cancelamento de um debate na Faculdade Nacional de Direito. O evento, intitulado É tempo de resistir, foi convocado pelo coletivo RUA e estava na convocatória a presença do Deputado Federal Marcelo Freixo, do PSOL.

No documento, o partido do presidente da República se vale de argumentos estapafúrdios, buscando sustentar que a atividade seria ilegal e configuraria campanha eleitoral antecipada, e sugere que sua realização implicaria o Reitor da UFRJ e o deputado federal em crime de improbidade administrativa. O tom ameaçador demonstra a tentativa nítida de censura.

Frente ao caso, os estudantes que organizam a atividade reafirmam que o debate está mantido. Integrante do coletivo RUA, Maria Clara Delmonte declarou que “o movimento estudantil não vai se intimidar com a tentativa do PSL de constranger o debate de ideias na universidade pública”. Por sua vez, o DCE emitiu declaração em que defende que a realização do debate “torna-se um ato de resistência de todos aqueles que defendem uma universidade democrática”.

A Reitoria da UFRJ publicou nota oficial afirmando que “a mobilização dos estudantes para realização de eventos é autônoma. Também, como qualquer universidade do mundo, a universidade recebe representantes da classe política de diferentes nuances para atividades acadêmicas. Ressaltamos que a liberdade de expressão é um direito constitucional e que, em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal alertou o país sobre o clima de perseguição a estudantes universitários no Brasil.”

Nesta semana, a UFRJ realiza pesquisa junto à comunidade acadêmica sobre a sucessão da Reitoria. Na última quarta-feira, a universidade também tomou conhecimento de publicações em redes sociais com ameaças de agressões físicas de cunho misógino e LGBTfóbico a membros de sua comunidade.

A concorrência de ameaças de censura e violência, em meio ao debate sobre a escolha da nova administração da UFRJ, sinalizam o momento conturbado por que passa a universidade, ao enfrentar a histeria intolerante da extrema-direita. É urgente a união da comunidade universitária e de suas entidades representativas para repudiar qualquer ameaça ao livre pensamento na UFRJ.

Abaixo, a íntegra do documento do PSL

 

Atualização

O debate aconteceu mesmo com a tentativa de censura por parte do PSL.

*Jorge Alves é servidor técnico-administrativo da UFRJ

Marcado como:
extrema direita / ufrj