Pular para o conteúdo
BRASIL

Esquerda Online lança novo site no dia 20 de março

Da redação

Reformulação prepara o EOL para a nova realidade política no país e para a disputa nas redes

O Esquerda Online inaugura uma nova fase no próximo dia 20, com o lançamento de seu novo site. O objetivo é produzir conteúdo de qualidade em uma nova plataforma, que sirva para o novo momento politico em que vivemos no Brasil e no mundo, de extrema polarização política, de crise social, crescimento de ideias e alternativas reacionárias e neofascistas.

São muitos os ataques do governo Bolsonaro, dos Olavos de Carvalho, dos Paulo Guedes e dos militares. Os absurdos são diários, e se sucedem com uma velocidade tamanha que muitas vezes torna díficil acompanhar o Festival de Besteiras que Assola o País. Ao mesmo tempo, as redes tornaram-se palco de uma intensa batalha de ideias, nas quais a informação disputa espaço com fake news e por dezenas de youtubers, disseminando pós-verdades e discursos de ódio.

Criado em 2016, durante o movimento pelo Fora Temer e seus ataques, o Esquerda Online agora tem o desafio de ser uma ferramenta fundamental para milhares de ativistas que resistem aos retrocessos e ataques do governo Bolsonaro e ao avanço da extrema direita. Queremos produzir conteúdo jornalístico, de análise política, editoriais, colunas e textos teóricos que possam ser distribuído, compartilhados nos grupos de família e de trabalho, permitindo a disputa de ideias com os defensores do ódio e do atraso.

Queremos que o portal seja útil para todas as lutas. Para a campanha contra a reforma da Previdência, para os professores e jovens que resistem ao Escola Sem Partido, para os negros e negras que assistem ao aumento da violência policial, para as mulheres, a todos que exigem justiça para Marielle, para os milhares que exigem Lula Livre e liberdades, para as mulheres e LGBTs, que são vítimas de ataques nas ruas e nas redes.

Confirme a sua participação no evento de lançamento

Tecnologia

A nova plataforma agregará velocidade e agilidade, permitindo que o conteúdo do site seja visto em até dez vezes menos tempo do que é hoje. Também apresentará o conteúdo de forma mais amigável em celulares e tablets, que hoje já respondem por mais de 70% dos acessos.

O compartilhamento de conteúdo nas redes sociais será incentivado, com botões e links em destaque em cada matéria. Na capa do site, a opção de compartilhamento será identificada por um ícone, no alto das imagens. Parte dos videos, além da possibilidade de visualização, terá a opção de download, para que possa ser diretamente compartilhado pelo celular, em tamanho reduzido, em grupos de whatszap e telegram.

A produção de vídeos será intensificada, com destaque para a produção de conteúdo de até um minuto, voltados ao instagram, que já conta com mais de 60 mil seguidores. As transmissões ao vivo ganharão destaque na capa do site, com um alerta no topo, assim que se iniciar, com integração a vídeos do youtube e do facebook.

As coberturas de eventos e de lutas continuarão tendo destaque, como a cobertura colaborativa do dia 22 de março, Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência.

Luta ideológica

Além do conteúdo cotidiano, de análise dos fatos e mobilizações, o Esquerda Online avança com uma produção de cursos téoricos em vídeo, produzidos pela Equipe de Formação da Resistência, corrente interna do PSOL. O primeiro curso foi feito no final do ano, em cinco vídeo-aulas, sobre o fascismo. Ainda em março, na última semana, o EOL lancará um curso sobre as lutas das mulheres. O objetivo é realizar um curso por mês.

Desta forma, queremos fazer também a luta ideológica, o que inclusive já vem sendo feito pela extrema direita, que tem formado uma geração de jovens com ideias reacionárias. Queremos, através de nossos textos e dos cursos, contribuir para formar uma nova geração de socialistas, contribuindo para o enfrentamento com a extrema direita, ao mesmo tempo em que buscamos superar a estratégia de colaboração de classes, ainda defendida da direção petista.

Campanha de financiamento

Junto com o lançamento, vamos iniciar uma campanha financeira permanente, com contribuições mensais, a partir de 20 reais. O objetivo é fortalecer uma mídia de esquerda, independente, comprometida com as lutas de resistência. Para manter e avançar com esse projeto, é preciso recorrer a rede de leitores e apoiadores do EOL. Os apoiadores terão recompensas, como cartazes e adesivos, e também poderão participar de reuniões com o site e colunistas.

A iniciativa buscar repetir a experiência da campanha financeira que permitiu o desenvolvimento do novo site, encerrada em 2018. O valor arrecadado por mais de cem doadores foi utilizado no desenvolvimento do novo site.