F5: Festival de Cultura agita Contagem, MG

Coletivo Cultura em Luta, Contagem, MG

O ano de 2018 foi atípico e difícil por tudo que nós brasileiros vivenciamos. Entretanto, o ano não poderia acabar sem a realização do F5, o maior Festival de Cultura Independente de Contagem.

A primeira edição do Festival foi realizada em 2011, com exposições, performances, shows, teatro e intervenções, tudo a partir das articulações entre artistas e produtores da cidade.

De construção colaborativa e horizontal, o festival é um potencializador da cena artística e cultural de Contagem. Tanto que o evento já faz parte do calendário da cidade das abóboras, sendo realizado todos os anos.

Pela falta de apoio cultural, sobretudo com a extinção da Fundac (Fundação de Cultura de Contagem) pelo atual Prefeito Alex de Freitas (PSDB), o evento traz como lema a Re-Existência, se tornando uma iniciativa de luta para movimentar a cidade, uma das poucas vozes da periferia e Região Metropolitana da capital.

Um dos principais desafios é garantir à população o direito à cidade, que sofre com a falta de mobilidade urbana e de preservação do espaço público.

Segundo os organizadores, “o festival surgiu da necessidade de se discutir as políticas públicas para a cultura no município, além de valorizar a arte produzida pelo povo contagense. Seu nome é uma referência à tecla F5, que tem a função de atualização no computador, e também uma alusão ao Centro Industrial de Contagem (CINCO)”.

Nesta edição, buscou-se o formato de elo, entre os coletivos e grupos que atuam na cidade, apresentando uma programação diversificada e gratuita. Durante todo o mês de dezembro a população terá acesso à shows, teatro, Duelo de Mc’s, feiras, artes-visuais, literatura, cinema e muito mais.

Faça parte, ajude a movimentar a cidade com Cultura pela Re-Existência!

Para saber mais sobre o F5 e acompanhar a programação, fique ligado na página. 

Foto: Divulgação, edição 2017.