Pular para o conteúdo
Colunas

Conheça Silvia Ferraro, candidata ao Senado pelo PSOL, em São Paulo

Silvia Ferraro

Feminista e educadora, covereadora em São Paulo, com a Bancada Feminista do PSOL. Professora de História da Rede Municipal de São Paulo e integrante do Diretório Nacional do PSOL. Ex-candidata ao Senado por São Paulo. Formada pela Unicamp.

Redação

Silvia Ferraro, nascida em 14 de maio de 1969, na cidade de Campinas, em São Paulo (SP), é professora da rede municipal de São Paulo e militante feminista. Construiu sua trajetória política ressaltando a luta e a participação das mulheres na política. Atualmente é membra do Diretório Nacional do PSOL.

Criada pelo pai pedreiro e pela avó cozinheira, Silvia ingressou na Unicamp, tornou-se mãe durante a graduação e formou-se em História em 1997.

Sua militância começou na adolescência quando conheceu a Pastoral da Juventude e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), depois o movimento estudantil, onde atuou na fundação do Grêmio Livre da Escola Técnica da Unicamp e foi secretária da União Campineira dos Estudantes Secundaristas (UCES). Nos movimentos sociais, participou da fundação do PT em 1985.

Foi professora da rede estadual de ensino de São Paulo, participou de várias greves e foi diretora da Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) por duas gestões.

Foi candidata à prefeitura de Campinas (SP) em 2012, pelo PSTU, partido com o qual rompeu por não concordar com a posição em relação ao impeachment. Após a ruptura com o PSTU, Silvia se posicionou contra o golpe e contra a prisão do ex-presidente Lula

Atualmente, Silvia Ferraro trabalha na rede municipal de ensino e constrói o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de São Paulo e a Frente Povo Sem Medo. Em 2018, foi uma das lideranças da greve dos servidores públicos da capital paulista[1], que alcançou seus objetivos.

Nas eleições de 2018, Silvia disputa uma das duas vagas ao Senado Federal pelo PSOL[2]. Seu programa defende os direitos das mulheres[3][4], do povo negro[5] e da população LGBTQI+[6], a revogação das reformas e medidas do governo Temer[7], a taxação da grandes fortunas (existente no inc. VII, Art. 153 da Constituição de 1988 mas nunca aplicado), combate à aprovação da Reforma da Previdência e mudanças no sistema político[8].

Propostas de Silvia Ferraro para o Senado

Conheça o site de Silvia Ferraro

 

Notas:

  1.  «Professores de escolas privadas decidem fazer nova paralisação em SP»Folha de S.Paulo. 23 de maio de 2018
  2. Ir para cima EPTV. «Psol lança campineira como pré-candidata ao Senado»ACidade ON Campinas
  3. Ir para cima «Candidata e professora da rede pública muda o jeito de fazer campanha na TV»Catraca Livre. 23 de setembro de 2018
  4. Ir para cima «Silvia Ferraro 500»silviaferraro.com.br. Consultado em 2 de outubro de 2018.
  5. Ir para cima «Silvia Ferraro 500»silviaferraro.com.br. Consultado em 2 de outubro de 2018.
  6. Ir para cima «Silvia Ferraro 500»silviaferraro.com.br. Consultado em 2 de outubro de 2018.
  7. Ir para cima «Silvia Ferraro 500»silviaferraro.com.br. Consultado em 2 de outubro de 2018.
  8. Ir para cima «Silvia Ferraro 500»silviaferraro.com.br. Consultado em 2 de outubro